top of page

Astronomia: Conceitos Básicos (Geografia)

Atualizado: 8 de mar. de 2022

Astronomia sempre despertou o interesse e a curiosidade em nós. Quais são os movimentos que a Terra realizar, quais são os seus efeitos no nosso cotidiano? Perguntas como essas valem a pena ser respondidas. No texto a seguir, vamos abordar esse tema e no final da postagem teste seus conhecimentos resolvendo as atividades propostas.



Vamos começar analisando o planeta Terra no espaço. Vamos ver alguns números interessantes e depois veremos os seus movimentos e quais são os seus efeitos.


A Terra é o terceiro planeta em ordem de afastamento do Sol. É considerada um geóide - representada pela figura do elipsóide.




Veja alguns dados interessantes sobre o nosso planeta:

Diâmetro (Km)

Equatorial 12756

Polar 12713

Diferença 43

Circunferência (Km)

Equatorial 40076

Polar 40009

Diferença 67


Movimentos da Terra


Agora vamos aprofundar no estudo dos movimentos da Terra. Precisamos entender quais são eles, quanto tempo duram e quais são os efeitos dele sobre o planeta.

A Terra apresenta indícios de vários movimento, considerando todos aqueles que ocorrem em seu interior, na sua superfície e no espaço, como movimentos tectônicos, marés, correntes marítimas, ventos, rotação, translação e a precessão de equinócios, entre outros. Entre os movimento que a Terra apresenta no espaço, destacam-se: Rotação e Translação.



Rotação

É o movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo. Alguns detalhes importantes:

Sentido: oeste para leste.

Duração: cerca de 24 horas (23 h 56 min).

Velocidade tangencial: aproximadamente 1669,33 km/h na altura da Linha do Equador e nula nos polos.

Consequência principal: sucessão dos dias e das noites.

A rotação também determinou o abaulamento (dilatação equatorial). Influencia nos fusos horários, e no Movimento Aparente do Sol - MAS (que acontece do Leste para o Oeste). A rotação terrestre interfere ainda nos movimentos das correntes atmosféricas e marítimas.


Translação

Movimento que a Terra faz, girando ao redor do Sol, em órbita elíptica. Detalhes importantes sobre esse movimento:

Sentido: oeste para leste (anti-horário)

Duração: aproximadamente 365 dias e 6 horas (365 dias, 5 h e 40 min)

Velocidade: aproximadamente 104000 km/h (29,8 km/s)

Efeito: ocorrência das estações do ano.


Distância Sol - Terra

A distância entre o Sol e a Terra varia no decorrer do ano em função da órbita terrestre, determinando:

Afélio terrestre: 152 milhões de km em 1º de julho.

Periélio terrestre: 147 milhões de km em 31 de dezembro.

Distância média: 150 milhões de km.


Plano da órbita: plano em que a Terra orbita em torno do Sol. O plano de órbita da Terra é perpendicular ao eixo solar. Quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, cruza plano da órbita da Terra ao redor do Sol ocorrem eclipse, por isso o plano de órbita terrestre também é denominado plano eclíptica.


Obliquidade da eclíptica: inclinação do Equador terrestre em relação ao plano de órbita, correspondendo a um ângulo de 23º 27’ 30”. Pode ser medida também a partir da inclinação do eixo terrestre em relação ao plano de órbita, correspondendo a um ângulo agudo de 66º 32’ 30”. Esses valores são considerados constantes astronômicas adotadas pela União Astronômica Internacional em 1964. A obliquidade da eclíptica, que se mantém constante no decorrer do ano, e o movimento de translação são responsáveis pelo mecanismo das estações do ano. A forma da Terra e a maneira pela qual os raios solares incidem sobre ela justificam a existência das zonas de iluminação.



Estações do ano

Devido ao movimento de Translação e também da obliquidade da eclíptica teremos a ocorrência das estações do ano (estações climáticas). São quatro: verão, outono, inverno e primavera.


Solstício

Momento em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre um dos trópicos. Nos solstícios, verificam-se as maiores diferenças de duração entre os dias e as noites. Nos solstícios, verificam-se as maiores diferenças de duração entre os dias e as noites. Os solstícios ocorrem em 21 de dezembro - solstício de verão no hemisfério Sul (maior dia e menor noite do ano) - e 21 de junho - solstício de inverno no hemisfério Sul (menor dia e maior noite do ano).


Equinócio

Momento em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador. Os equinócios ocorrem durante as entradas do outono e da primavera, em 21 de março e 23 de setembro, respectivamente, no hemisfério Sul. Nos equinócios, os dias e as noites têm a mesma duração.


Precessão dos equinócios

Movimento lento, semelhante ao balançar de um pião, que ocasiona a variação da inclinação do eixo terrestre. Para completar um círculo, são necessários 25800 anos, ocasionando o deslocamento dos pontos equinociais. Ao longo de milhares de anos, modifica os momentos em que ocorrem os equinócios e os solstícios.


Quer aprender mais sobre esse tema? Então assista a uma aula grátis do Professor Bruno Barros, do canal Tudo Sobre Geografia no Youtube.





Exercícios de fixação

1) Em qual ordem (sequência) o planeta está em relação ao seu afastamento do Sol no Sistema Solar?

2) Qual é a forma da Terra?

3) Quais são os dois principais movimentos que a Terra realiza?

4) Explique como funciona o movimento de Rotação da Terra? Qual sua consequência para o planeta?

5) Explique como funciona o movimento de Translação da Terra? Qual sua consequência para o planeta?

6) O que é o afélio terrestre?

7) O que é o periélio terrestre?

8) Como funciona o plano de órbita da Terra?

9) O que é a obliquidade da eclíptica?

10) Como funciona o Solstício?

11) Como funciona o Equinócio?


*Para resolver os exercícios acima assista ao vídeo acima ou leia texto desta postagem.


*Para mais informações e conteúdos geográficos como esse acesse: https://www.tudosobregeografia.com.br/ ou https://www.tudosobregeografia.com.br/blog


😎 Conheça nosso curso Tudo Sobre Geografia, acesse: https://hotmart.com/product/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N

😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia

😎 Nosso Instagram: https://www.instagram.com/tudosobregeografia/



*Conheça o canal do Professor Bruno Barros (Tudo Sobre Geografia) https://www.youtube.com/c/tudosobregeografia



1.412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page