top of page

Ciclone e Frente Fria trazem muita chuva e temporais para a Região Sul do Brasil

Atenção alerta para chuva volumosa, tempo severo com vendavais, queda de granizo, a chegada de uma nova frente fria e formação de um ciclone extratropical nos próximos dias. Toda essa previsão abrange a região Sul do Brasil. Mas, temos previsão de fortes chuvas também para o Norte e o Nordeste.

Atenção alerta para chuva volumosa, tempo severo com vendavais, queda de granizo, a chegada de uma nova frente fria e formação de um ciclone extratropical nos próximos dias. Toda essa previsão abrange a região Sul do Brasil. Mas, temos previsão de fortes chuvas também para o Norte e o Nordeste.

Como ficará o clima na sua cidade? Como será a atuação desta nova frente fria e do ciclone em formação? Quer saber a resposta? Então, leia essa postagem até o final.


Muita chuva no Brasil nesta semana, devido a atuação de uma forte frente fria! Não está sendo aquele frio que costuma fazer no meio do ano, porém, a temperatura deu amenizada. E o tempo passou por uma séria mudança desde o início da atuação desta frente fria. Porém, as mudanças climáticas não param por aí. Teremos a partir de hoje, a formação de uma nova frente fria, sim mais uma. E também a formação de um ciclone extratropical no Sul do país. Vamos analisar como ficará o tempo no Brasil nos próximos dias.


Atenção alerta para um cenário de alto risco climatológico nesta quarta e na quinta-feira para a possibilidade de chuva volumosa a excessiva em diversas áreas e a probabilidade muito alta de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em alguns pontos. Em especial na região Sul do Brasil. Então, se você mora no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina ou no Paraná, se prepare para esse tempo severo.


Trata-se de um complexo cenário climatológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno, em que no momento inicial a instabilidade será consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina.


Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul durante a quarta-feira enquanto na Argentina uma área de baixa pressão começa a se aprofundar. Na quinta, a baixa pressão se aprofunda muito rapidamente sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical.




O ciclone seguirá, na sequência, para a área do Rio da Prata entre as cidades de Montevidéu e Buenos Aires. Ao mesmo tempo, a frente fria associada ao ciclone avançará pelo Rio Grande do Sul, o Nordeste da Argentina, Paraguai e demais estados do Sul do Brasil com chuva e tempo severo.


A frente fria, ao encontrar a massa de ar quente trazida por uma corrente de jato em baixos níveis sobre o Sul do Brasil gerada pelo ciclone na Argentina, vai gerar nuvens de grande desenvolvimento vertical. Estas nuvens vão trazer chuva com volumes elevados e ainda os temporais.


O tempo já começou a mudar desde ontem com aumento de nuvens e chuva em parte do Sul gaúcho. No decorrer desta quarta e no começo da quinta, a instabilidade vai se generalizar com chuva e temporais. Ainda na quinta, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul enquanto na sexta o tempo estará firme em grande parte do Rio Grande do Sul sob ar mais seco.


Compartilhe essa postagem com seus amigos para que mais pessoas terem acesso ao nosso conteúdo educativo.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Atenção para VOLUMES ELEVADOS DE CHUVA!

Teremos um cenário de chuva muito volumosa em diversas cidades da região Sul do Brasil. Os acumulados de precipitação serão expressivos em diversas cidades e devem superar a média de todo o mês de março em apenas dois dias.


Os dados indicam 50 mm a 100 mm em muitos municípios da região Sul e das áreas de chuva intensa dos países vizinhos.


Alerta também para o ALTO RISCO DE TEMPORAIS


É alto o risco de tempestades localizadas pela frente quente e depois no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira. Podem ocorrer temporais em diferentes pontos com elevada incidência de raios, granizo e fortes rajadas de vento.


O ar quente será transportado por uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que será intensa no final da quarta e no começo da quinta, o que acentua o risco de temporais fortes e não permite se descartar mesmo um risco para a formação até mesmo de tornados pelo acentuado cisalhamento (padrão de vento divergente).


Agora vamos falar sobre a formação do CICLONE EXTRATROPICAL no sul do Brasil.

Um ciclone extratropical se forma entre esta quarta e a quinta no Centro da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. Este sistema vai impressionar nas imagens de satélite de quinta a sexta-feira pela sua grande dimensão, embora não se preveja que o ciclone seja do tipo bomba na costa argentina.


O ciclone se forma a partir de uma área de baixa pressão na província de Buenos Aires no final desta quarta e na primeira metade da quinta, quando começará a ficar evidente nas imagens de satélite a grande espiral de nuvens. A frente fria associada vai avançar pelo Sul do Brasil, Paraguai e o Nordeste da Argentina com chuva e tempo severo.


As rajadas prosseguem na sexta-feira. Podem atingir 70 km/h a 90 km/h e isoladamente serem superiores. A costa atlântica da província de Buenos Aires, em particular, pode ser mais castigada por vento forte e agitação marítima com grandes ondas.


Ciclones extratropicais são absolutamente rotineiros no Atlântico Sul, especialmente nos meses de outono, inverno e primavera. Muitos destes sistemas vão nos impactar nos próximos meses, trazendo massas de ar frio e episódios de chuva e temporais, além do vento. O conhecido vento Minuano costuma ocorrer sob a atuação de um ciclone extratropical.



Mas, a previsão para tempo severo não é só para a região sul não. O Norte e Nordeste merecem atenção nos próximos dias, por conta das chuvas intensas e temporais que estão previstos ao longo desta semana. E a partir de agora vamos ver como fica o tempo no Norte e Nordeste. Atenção para os seguintes estados: Amapá, Pará, parte do Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no Pernambuco e leste de Sergipe e de Alagoas, além do nordeste da Bahia.



A previsão é que chova na média entre 100 e 200mm, tendo alguns pontos que possam alcançar os 300mm até o início do domingo (27) nesses estados. Com os maiores volumes previstos nos litorais de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piaui e Pará, a previsão de tempo de severo também para o Amapá, Amazonas, Rondônia e Tocantins.


Isso se deve à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é uma banda de nebulosidade, com nuvens bastante carregadas, que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios, e mais um cavado climatológico no Nordeste (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) que intensificam os temporais. E na faixa leste do Nordeste também há muita umidade que vem do mar.


Assim, a previsão é de chuva volumosa também para o norte e nordeste do Brasil durante a segunda metade desta semana.


Então, pessoal, muita chuva vai cair com essa nova frente fria. Se você mora nas cidades onde há previsão para temporais fique atento, procure ficar em lugares seguros durante as chuvas e tenha sempre em mãos o telefone do corpo de bombeiros e da defesa civil da sua cidade. Proteja-se!


Então, eu quero te convidar a assistir ao terceiro vídeo do meu canal de educação financeira, isso, saiu mais um vídeo lá! O negócios S/A. Inclusive eu já quero agradecer o seu apoio no primeiro vídeo do canal, e agora preciso mais uma vez da sua ajuda nesse segundo vídeo. Nele nós ensinamos você a investir com segurança.


O objetivo desse novo canal é ajudar você a usar o seu dinheiro de maneira responsável e segura. Eu vou deixar o link nos cards e na descrição desse vídeo. Eu tenho certeza que o seu bolso só tem a ganhar com os vídeos desse novo canal. Te vejo lá!




E agora chegou a hora de compartilhar essa postagem em suas redes sociais. Envia em todos os grupos de whatsap que você participa, vamos ajudar o maior número de pessoas a ter acesso ao nosso conteúdo educativo.


Compartilhe essa postagem com seus amigos para que mais pessoas terem acesso ao nosso conteúdo educativo.



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia




253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page