top of page

Demografia, Estudo da População - Resumo + Aula + Lista de exercícios

Nesta postagem você vai encontrar a definição para demografia, e as principais questões relacionadas a ela. Em seguida você encontrará um resumo trazendo os principais conceitos relacionados à demografia. E no final da postagem alguns exercícios para você testar seus conhecimentos.

O que significa demografia?

Demografia é um campo da ciência que estuda os diferentes aspectos da população. Essa área do conhecimento foi desenvolvida em um contexto histórico-econômico marcado pela preocupação com o crescimento da população.


Qual é o objetivo da demografia?

O objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.


Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.


O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia


O que estudar em demografia?

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.


O que é demografia?

Demografia é um campo da ciência que estuda os diferentes aspectos da população. Essa área do conhecimento foi desenvolvida em um contexto histórico-econômico marcado pela preocupação com o crescimento da população.


Em que se baseia a demografia?

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território. Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta.


Demografia Resumo

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não.


Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.


Graças a demografia sabemos que a população da Terra é de 7260 bilhões de habitantes e pode chegar a 10 bilhões por volta do ano 2200.


No Brasil, o "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)" é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.

Conceito de demografia

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território.


Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico.


Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona.


Contudo, essas informações são também utilizadas por outros campos do saber com objetivo de aperfeiçoar a atuação do Estado em diversos segmentos sociais.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia


Dados demográficos

Os principais dados e conceitos demográficos são:


  • População: indivíduos que habitam um determinado território.

  • Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.

  • Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

  • Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.

  • População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.

  • Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).

  • Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.

  • Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).


Origem da demografia

O estudo da demografia se intensificou após a explosão demográfica provocada pela Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.


No século XVIII, porém, Malthus já havia estudado aspectos sobre o crescimento populacional e seus perigos para a economia dos países.


No entanto, foi o francês Achille Guillard (1799-1876), com a obra “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada” (1855), que usou o termo “demografia” pela primeira vez.


Em termos teóricos, o estudo da demografia se divide em três abordagens:


Demografia histórica: análise das informações demográficas ao longo do tempo;

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados;

Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.


Assista a seguir uma aula do professor Bruno Barros, em seguida tente resolver os exercícios propostos.

Lista de exercícios sobre Demografia.


1. A demografia é uma importante ciência que auxilia no entendimento das dinâmicas sociais. Ela é aplicada na


a) imposição de teorias de controle populacional.

b) acentuação dos impactos humanos no meio.

c) deterioração das condições sociais das nações.

d) promoção de políticas estatais de filho único.

e) criação de políticas públicas para a sociedade.


2. A relação matemática entre o número total de habitantes dividido pela extensão territorial é chamada corretamente de


a) população absoluta.

b) densidade demográfica.

c) taxa de crescimento.

d) índice de longevidade.

e) aumento demográfico.


3. As pirâmides etárias são representações gráficas importantes para o entendimento do perfil demográfico de uma população. Quais variáveis são utilizadas em uma pirâmide demográfica?


a) Renda e longevidade

b) Idade e renda

c) Renda e educação

d) Idade e sexo

e) Gênero e fecundidade


4. O índice demográfico que expressa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade é denominado corretamente


a) crescimento natural.

b) bônus demográfico.

c) transição demográfica.

d) população relativa.

e) densidade demográfica.


Gabarito:


Questão 1

LETRA E

A demografia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que possibilitem melhorias na qualidade de vida da população. Por meio dela, torna-se possível que o poder público trace estratégias e investimentos tendo em vista o perfil demográfico de uma população.


Questão 2

LETRA B

A densidade demográfica é o conceito que expressa a divisão da população absoluta, ou seja, o número total de habitantes de uma localidade, pela área espacial. Tal conceito também é chamado de população relativa.


Questão 3

LETRA D

As pirâmides etárias são gráficos que expressam as informações demográficas de idade e sexo. Elas permitem avaliar o perfil demográfico de uma população.


Questão 4

LETRA A

O crescimento natural ou vegetativo é um conceito demográfico que expressa a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade de uma população.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia

Baixe mais exercícios sobre demografia clicando aqui: https://www.passeidireto.com/disciplina/geografia/materiais




1.644 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page