top of page

Eclipse Lunar: 19 de novembro de 2021 - Poderá ser visto do Brasil?

Eclipse lunar em 19 de novembro de 2021 poderá ser visto aqui do Brasil? Como ver a lua de sangue? Como ocorre o eclipse lunar? #eclipselunar #eclipselunar2021

Hoje nós vamos conversar sobre o eclipse lunar do dia 19 de novembro, em alguns lugares ele será total, portanto, será uma lua de sangue. E nesse post nós vamos analisar em quais localidades ele vai será visível e vamos ver também como ocorre esse fenômeno astronômico incrível. É muito importante, que você leia esse post até o final, para você não perder esse eclipse, que será o último eclipse lunar do ano. Vamos lá então?



O céu noturno de boa parte do mundo será palco para o mais longo eclipse lunar parcial. O fenômeno astronômico vai acontecer na próxima sexta-feira (19), e poderá ser visto parcialmente aqui do Brasil.


O eclipse lunar será quase total, chegando a 0,97 magnitude, ou seja, o diâmetro que o disco lunar será encoberto pela sombra da Terra.


O eclipse será visível da Ásia, Austrália, Oceano Pacifico e Américas. Entretanto, somente quem estiver no oceano Pacífico, na América do Norte e Colômbia, verá todo o avanço da sombra da Terra sobre o disco lunar.


O próximo eclipse totalmente visível no Brasil será em 15 de maio de 2022, com 3h27 de duração, e em 2024, um eclipse lunar total com duração de 3h38.


Vale lembrar que um eclipse é um alinhamento entre três astros. Nesse caso, entre o Sol, Terra e Lua.


O alinhamento é um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito atravessa a posição aparente de um terceiro, mais distante, ofuscando parcial ou totalmente o primeiro objeto.


De acordo com o site Timeanddate, o fenômeno ocorre quando a Terra se move entre o Sol e a Lua, mas os três corpos celestes não formam uma linha reta no espaço. Quando essa ação acontece, uma pequena parte da superfície da Lua é coberta pela parte central mais escura da sombra da Terra, chamada umbra. O resto da Lua é coberto pela parte externa da sombra da Terra chamada penumbra.


Como ver?

Eclipses lunares parciais podem ser vistos em diversas localidades da Terra. Nenhum acessório ou equipamento especial é necessário para ver um eclipse lunar parcial. Tudo que você precisa é a data, hora exata e uma boa condição climática.


Na quinta e sexta-feiras, 18-19 de novembro respectivamente, olhe para o céu para ver o eclipse lunar da Lua de Sangue, enquanto a lua cheia desliza pela sombra da Terra. Ele terá duração de 3 horas e 28 minutos.


Mesmo não sendo um eclipse completo, o fenômeno será espetacular: em seu pico, apenas uma pequena porção (2,6%) da lua permanecerá iluminada pelo sol.


Quais serão os melhores lugares para ver o eclipse lunar do dia 19 de novembro?


De acordo com a NASA, o eclipse parcial será visível no mundo inteiro, onde o tempo estiver bom.

Mas a América do Norte terá uma localização privilegiada para assistir ao show lunar.


Infelizmente, aqui do Brasil poderemos ver somente de forma parcial, e ainda assim o tempo não pode estar nublado.


Segundo a NASA, para as pessoas na costa leste dos Estados Unidos, o eclipse parcial começa um pouco depois das 2 da manhã, atingindo seu máximo às 4 da manhã – é quando você realmente quer observar a lua.


Para quem está na Costa Oeste, o eclipse parcial começa às 23h.


Agora vamos entender melhor esse fenômeno astronômico.


O eclipse lunar é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Trata-se de um fenômeno ocasional, cujas características e formas aparentes dependerão da posição do planeta em relação ao seu satélite natural.


É possível perceber que a sombra da Terra projeta-se sobre a da Lua, ocorrendo o eclipse. Este se torna mais visível quando ocorre sobre a umbra deixada pelo planeta na órbita lunar.


O eclipse lunar acontece somente com a lua cheia, pois é nesse momento em que ela está completamente alinhada com a Terra em relação ao Sol. Na verdade, podemos dizer que esse fenômeno é algo relativamente raro, pois, graças à inclinação de 5º da lua em relação à órbita da Terra ao redor do sol, quase sempre a lua está “em cima” ou “embaixo” da sombra da Terra.


Por esse motivo, para o eclipse acontecer, quando houver lua cheia, é preciso que o nosso satélite esteja alinhado com a órbita eclíptica do planeta ao redor do sol, o que é um fenômeno esporádico.


Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral.


O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Nesses casos, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, e o processo do eclipse como um todo pode levar várias horas. Para isso acontecer, a lua precisa estar completamente posicionada na região da umbra.


O eclipse parcial, como o nome sugere, é quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.


O eclipse penumbral acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra, mas com uma sombra um pouco mais “fraca”. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Em muitos desses casos, o eclipse nem é notado pelas pessoas, apenas por especialistas, pois a lua não chega a ser encoberta, mas apenas diminui o seu brilho.


Agora eu quero saber a sua opinião sobre esse assunto? Você está ansioso para ver esse eclipse lunar? Teve algum eclipse lunar que você viu que foi marcante, que foi inesquecível? Comenta aqui embaixo. A sua opinião é sempre muito importante!


E agora eu quero dizer para você que chegou até aqui nesta postagem, que eu conto com você para compartilhar em suas redes sociais. Envia no grupo da família, nos grupos de whatsap que você participa para que mais pessoas tenham acesso ao nosso conteúdo educativo. Conto você!


Os links abaixo apresentam ótimas oportunidades, confira!

👉 Clique aqui para aprender a fazer Lembrancinhas e Flores em E.V.A: https://go.hotmart.com/V62431555J

👉 Clique aqui para aprender a decorar seu apartamento: https://go.hotmart.com/R62433512X?dp=1

👉Clique aqui para aprender de forma simples como fazer lindas peças amigurumi: https://go.hotmart.com/B62433807Y

👉Clique aqui para aprender a ganhar dinheiro em casa: https://go.hotmart.com/K62434632U


No vídeo abaixo o professor Bruno Barros explica tudo sobre o eclipse lunar do dia 19 de novembro de 2021.



785 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page