top of page

Eclipse solar do dia 04 de dezembro de 2021, poderá ser visto do Brasil?

Atualizado: 2 de mar. de 2022

Neste post vamos analisar se o eclipse solar do dia 04 de dezembro de 2021, poderá ser visto do Brasil.

Seja bem vindo ao blog Tudo Sobre Geografia! Aqui nós trazemos matérias sobre astronomia, fenômenos da natureza e aulas de geografia.




Para encerrar o calendário de fenômenos astronômicos de 2021, um eclipse solar total está previsto para acontecer no próximo sábado, 4 de dezembro (04/12). Uma das ocorrências mais esperadas pelos amantes da astronomia, o eclipse solar acontece com menos recorrência e, desta vez, não poderá ser visto por muitas pessoas. Nesta postagem vamos analisar em quais localidades ele poderá ser visto. Se ele poderá ser visto do Brasil e em qual horário ele vai ocorrer.


A depender das condições climáticas, uma visão parcial do eclipse poderá ser alcançada em alguns lugares da África do Sul, da Austrália, da Nova Zelândia, do Chile e da Namíbia, entre outros. Poderá ser visto também da Antártica. A região do mar de Weddell, parte do Oceano Antártico, terá a visualização mais privilegiada do raro fenômeno. Já respondendo a pergunta que eu fiz no início do vídeo, este eclipse não poderá ser visto do Brasil. Mas, calma que eu tenho uma surpresa para você, e ela será revelada no durante o vídeo. Quanto ao horário, ele vai ocorrer por volta das duas e meia da manhã no horário de Brasília, e se estenderá pela madrugada até o amanhecer.


Um detalhe interessante sobre os eclipses é que o Eclipse solar sempre acontece perto de um eclipse lunar.


Um eclipse solar, como o que vai acontecer no dia 4, sempre acontece em média duas semanas antes ou depois de um eclipse lunar. Geralmente, são dois eclipses juntos, mas já foram registrados três em uma mesma temporada. O eclipse lunar parcial mais longo do século ocorreu no último dia 19 e foi visto em grande parte do planeta.


Por que acontece o eclipse solar?

Um eclipse solar acontece quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra sobre a estrela. Como o plano de órbita do satélite em torno da Terra não é igual ao do Sol, esse fenômeno não ocorre com muita frequência, principalmente quando se é um eclipse total.


Esta foi uma matéria explicando tudo sobre o eclipse solar do dia 04 de dezembro de 2021, que infelizmente não poderá ser visto aqui do Brasil. Mas, como eu disse, eu tenho uma surpresa para você! Você vai poder acompanhar o eclipse solar ao vivo no canal Tudo Sobre Geografia, em uma super live. Graças aos nossos parceiros! Vamos fazer duas lives, uma mais cedo na sexta, por volta das 20hs no horário de Brasília, para tirar todas as dúvidas sobre o eclipse, e na sequência por volta das duas da manhã, teremos a super live, com o eclipse solar.



Agora é a sua vez de participar desta postagem. Você está ansioso para acompanhar esse eclipse solar? Você prefere o eclipse solar ou lunar? Comenta aqui embaixo, pois a sua opinião é sempre muito importante!


Aproveite para conferir nossas camisas e moletons exclusivos de astronomia em nossa Lolja, são lindas estampas com tema de astronomia.



E agora eu quero dizer para você que leu a essa postagem até aqui, que eu conto com você para compartilhar essa postagem em suas redes sociais. Envia no grupo da família, nos grupos de whatsap que você participa para que mais pessoas tenham acesso ao nosso conteúdo educativo. Conto você!


Muito obrigado por assistir a esse vídeo e até a próxima, valeu!




764 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page