top of page

Economia da Europa - Geografia + Resumo + Atividades

Nesta postagem você vai entender como funciona a economia europeia. Você vai encontrar um texto explicativo com mapas e atividades para reforçar o seu aprendizado.

A agricultura, pecuária e a pesca


Na economia europeia, o uso intensivo de tecnologia e a contínua inovação dos processos permitem a otimização de recursos e levam à redução do número de trabalhadores no campo e a um elevado índice de produtividade.


A agricultura europeia em geral é produtiva por conta do desenvolvimento técnico e da intensa mecanização de seus processos. A maior parte da produção agrícola é consumida no próprio continente.


De acordo com as condições climáticas, ao longo dos séculos, cada país foi se especializando na produção de determinados produtos agropecuários. Os países do sul, que dispõem de um número maior de horas de sol ao ano, são os principais fornecedores de frutas e hortaliças, enquanto os países do centro-norte são os maiores produtores de cereais e leite.


Essa especialização regional é facilitada pela boa rede comercial existente entre eles. Os produtores agrícolas europeus recebem subsídios da União Europeia por meio da Política Agrícola Comum (PAC).


No norte do continente, a pecuária bovina e suína recebe destaque com a produção intensiva para atender à demanda de carne e leite da população.


A pesca também é muito importante para a economia europeia. Nessa atividade destacam-se Rússia, Noruega, Islândia, Portugal e Espanha.


A agricultura, a pecuária e a pesca dos países europeus utilizam muita tecnologia. A preocupação dos países europeus com sua produção agropecuária e de pesca advém do pós-guerra, período em que os governos entenderam que não deveriam mais depender de fornecimento de outros locais para atender à demanda por produtos básicos de alimentação. Desde então, buscam a independência na produção de alimentos.


A Europa é o segundo menor continente do mundo e um dos mais ricos. A riqueza europeia tem sua origem na Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII, possibilitada principalmente pelas relações com as colônias africanas e americanas, pelo comércio com países asiáticos e pela presença de ferro e carvão em abundância no subsolo europeu.


O século XX foi marcado pelo acontecimento das duas grandes guerras mundiais em solo europeu, o que fez com que a Europa perdesse para os Estados Unidos e Japão a primazia na atividade industrial. O medo de outra grande guerra e a perda dessa primazia levaram os países europeus a fundarem acordos de livre comércio que culminaram na criação da União Europeia (UE), uma comunidade de países onde não existem barreiras à circulação de mercadorias nem de pessoas, com uma moeda única. A UE hoje é a maior responsável pelo comércio global, detendo 16,4% de todas as transações de mercadorias no mundo.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia


Agricultura e pecuária


O setor primário, agropecuária e extrativismo, é o que menos contribui para economia europeia, sendo responsável por absorver cerca de 5% da força de trabalho. A estrutura agrária da Europa possui um grande número de propriedades familiares, cerca de 90% das unidades agrícolas utilizam mão de obra familiar. Outro importante fator desse setor é a grande quantidade de subsídios oferecidos aos agricultores, na tentativa de tornar a agricultura europeia mais competitiva e manter a Europa autossuficiente em alguns produtos agrícolas.


A agropecuária sofreu um intenso processo de mecanização, aumentando a capacidade produtiva. Os principais produtos são o trigo, na França e Ucrânia, a cevada, no limite com os bosques setentrionais, e o centeio, em alternância com a batata, em solos arenosos. Na área do mediterrâneo encontramos o cultivo de oliveiras e videiras, azeite e vinho, respectivamente, além do cultivo de frutas e legumes.


A pecuária é praticada empregando alta tecnologia, principalmente nos países nórdicos e baixos, com rebanhos bovinos para consumo da carne e derivados do leite, e suínos. A pesca tem alguma importância nos países da Escandinávia, Portugal e Espanha. As espécies mais comuns são o bacalhau, atum e sardinha. O petróleo é o produto mais importante para o extrativismo, sendo encontrado no mar do Norte e na Rússia.


ATIVIDADES


Após ler o texto acima, resolva as questões a seguir em seu caderno.


1. Qual efeito o uso intensivo de tecnologia e a constante inovação dos processos tem na sua agricultura?


2. Por que a agricultura europeia é tão produtiva? Quais fatores explicam seu alto grau de produtividade?


3. Qual influência o clima tem sobre a produção agrícola europeia? Explique.


4. Como é a produção pecuária no norte da Europa?


5. Quais países europeus se destacam na pesca?


6. De acordo com o mapa acima responda:

a) Como é a agricultura praticada na Espanha e em Portugal?

b) Como é a agropecuária no extremo norte da Europa?



Europa: Indústria


O continente europeu, pioneiro no desenvolvimento da indústria com a Revolução Industrial, mantém um papel de destaque mundial no setor.

Observe, no mapa a seguir, que a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Itália, que abrigam os principais centros e regiões industriais, compõem o espaço mais dinâmico da economia europeia.

O Setor de Serviços


O setor de serviços europeu gera mais de 50% da riqueza do continente e abriga a maior parte da população economicamente ativa.


- Comércio. As principais relações comerciais do continente são realizadas com os países desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos e o Japão. O comércio contribui para o desenvolvimento de uma série de outros serviços, como os transportes e os serviços bancários.


- Turismo. A Europa é o principal mercado turístico mundial, responsável por metade da renda gerada pela atividade no mundo. Os principais polos de atração turística são França, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha e Áustria.


ATIVIDADES


1. De acordo com o mapa apresentado acima, quais países europeus abrigam os principais centros e regiões industriais?


2. Considerando a sua indústria, qual é a situação da Europa Oriental?


3. Descreva o setor de comércio europeu.


4. Como é o setor de turismo europeu?



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia

5.429 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page