top of page

IBGE abre novo concurso para 48,5 mil vagas de recenseador

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até o dia 15 de junho. A remuneração será por produção.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até o dia 15 de junho. A remuneração será por produção.


O IBGE abriu mais um processo seletivo simplificado complementar para a contratação de recenseador para o Censo Demográfico 2022. São 48.535 vagas e a previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As informações foram publicadas no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (9).


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online a partir das 11h desta quinta-feira (9) até dia 15 de junho de 2022 na página a página www.ibge.gov.br/pss-complementar.



A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.


A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.




Demografia, Estudo da População - Resumo + Aula + Lista de exercícios

O que significa demografia?


Demografia é um campo da ciência que estuda os diferentes aspectos da população. Essa área do conhecimento foi desenvolvida em um contexto histórico-econômico marcado pela preocupação com o crescimento da população.


Qual é o objetivo da demografia?


O objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.


Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.


O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.




😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia




321 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page