top of page

Latitude e longitude I Aula de Geografia

Atualizado: 8 de mar. de 2022

Como identificar a longitude e latitude?

O que é longitude exemplo?

O que é a longitude e para que serve?

Qual a função da latitude e da longitude?






Latitude e Longitude são conceitos essenciais que tratam das linhas imaginárias do Equador e do Meridiano de Greenwich, fundamentais para a cartografia. Referem-se ao posicionamento ou coordenadas geográficas de um lugar do planeta Terra.


A latitude e longitude determinam a nossa posição sobre a Terra e se baseiam em: altitude, latitude e longitude.


Costumo definir esses dois conceitos da seguinte forma:


Latitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação a linha do Equador. Ela vai de 0 a 90 graus, tanto no hemisfério norte, quanto no hemisfério sul.


Longitude: é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. Ela vai de 0 a 180 graus, tanto no hemisfério ocidental (oeste), quanto no hemisfério oriental (leste).


A Terra gira em torno de um eixo que é uma linha imaginária que cruza o planeta e os polos geográficos, denominado de linha do Equador, sendo um paralelo de zero grau e o maior entre todos os paralelos.


A maneira como a latitude é definida depende da área de referência usada. Já a longitude é medida em graus – de 0 a 180 para leste ou oeste, partindo do meridiano de Greenwich, e não existe uma localização inicial oficial que marque essa longitude.


Latitude e longitude - Por que são importantes?


Latitude e longitude são importantes porque facilitam a descoberta do posicionamento e endereçamento de qualquer lugar existente na superfície terrestre. Quando se tem os valores da latitude e longitude de um local específico, então ficam estabelecidas as coordenadas geográficas desse local.


Para você entender melhor, tente lembrar de quando você precisou dizer o seu endereço para alguém. Talvez, ao fazer uma compra em um mercado ou loja, ou ao pedir um lanche que seria entregue na sua casa. As coordenadas geográficas, podem ser comparadas com o endereço de qualquer ponto na superfície terrestre.





A latitude é um ângulo criado entre o Equador e um ponto previsto. Ela é uma coordenada geográfica ou geodésica especificada na esfera, no elipsóide de referência. Todos os pontos do Equador têm latitude geográfica igual a 0°.


Os pontos posicionados ao norte do Equador têm latitudes maiores que 0° e variam até 90°, sendo a latitude do polo geográfico norte. Do mesmo jeito variam as latitudes ao sul do Equador terrestre, desde 0° a 90°, latitude do polo geográfico sul.


O conjunto de formação das latitudes promove a criação dos paralelos da Terra, são as linhas imaginárias que são traçadas em sentido perpendicular em relação ao eixo principal do planeta.


Esses paralelos ganham nomenclaturas distintas, por causa da demarcação provocada em algumas zonas de iluminação solar.


Além da linha do Equador, existem outros paralelos:


Trópico de Câncer: também conhecido como Trópico de Caranguejo, é um paralelo situado ao norte da linha do Equador. Ele delimita as zonas equatorial e subequatorial norte. Corresponde à declinação mais setentrional da elíptica solar para o Equador celeste. É uma linha geográfica imaginária situada na latitude 23,4372° Norte.


Trópico de Capricórnio: é o paralelo situado ao sul do Equador terrestre e é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam mapas da terra. Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício, que é a declinação mais meridional da elíptica do sol sobre o Equador celeste.


Círculo Polar Ártico: paralelo localizado no hemisfério norte. São círculos polares às linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária e uma reta imaginária que passe pelo centro do planeta de forma a posicionar-se sempre perpendicular ao plano eclíptico, provida no mínimo uma rotação completa do planeta.


Círculo Polar Antártico – paralelo localizado no hemisfério sul. São círculos polares as linhas definidas pelos pontos de interseção entre a superfície da esfera planetária e uma reta imaginária que passe pelo centro do planeta de forma a posicionar-se sempre perpendicular ao plano eclíptico, provida no mínimo uma rotação completa do planeta.


A longitude é um ângulo elaborado entre o meridiano que passa por determinado lugar e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0° a 180°, para o leste ou para o oeste de Greenwich. Por motivo de convenção, se usa os sinais para as longitudes, negativo para o oeste e positivo para o leste.


A longitude permite delimitar os meridianos, que são linhas imaginárias traçadas em paralelo ao eixo principal da Terra. Na teoria, os meridianos não teriam uma meta inicial, por que diferente dos paralelos, todos eles têm o mesmo tamanho, parecido com um semicírculo. Greenwich foi estabelecido como meridiano principal a partir do século XIX.


A longitude auxilia na posição dos pontos da terra e também ajudam como referencial para os fusos horários do planeta terra. A cada faixa de 15° de longitude, existe a variação de um fuso horário.


O ajuste entre os valores da latitude e longitude concede os paralelos e meridianos e além disso, concede também a criação das coordenadas geográficas, que são usadas para distinguir e referenciar todos as posições da terra.


Rotação


A rotação é o nome que se dá ao movimento que o planeta Terra realiza em torno de seu próprio eixo, no sentido de oeste para leste. Esse movimento determina a decorrência dos dias e das noites.


Fuso horário


As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte áreas que separam a terra e que seguem a mesma explicação de tempo. Os fusos horários retificaram em parte o problema, quando aplicam nos relógios o horário de cada região, no mesmo tempo solar médio.


Atividades sobre Latitude e Longitude


1. Defina latitude.

2. Defina longitude.

3. Qual a importância das latitudes e longitudes?

4. Como podemos aplicar em nosso dia-a-dia o conhecimento das coordenadas geográficas (latitude e longitude)?

5. Que outros paralelos existem, além da linha do Equador?


IMPORTANTE: Todas as respostas, você encontra no texto acima, leia com atenção.


Latitude e longitude I Aula de Geografia


Assista a uma aula completa sobre latitude e longitude, no canal do professor Bruno Barros.



Você precisa de slides com apresentações sobre esse assunto? Baixe slides sobre latitude e longitude no seguinte link: https://www.passeidireto.com/arquivo/88947002/coordenadas-geograficas


😎 Conheça nosso curso Tudo Sobre Geografia, acesse: https://hotmart.com/product/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N

😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia

😎 Nosso Instagram: https://www.instagram.com/tudosobregeografia/







829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page