top of page

Meteoro cruza o céu do Rio Grande Sul

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Fenômeno teve duração de 1,3 segundos. Conforme especialista, esse meteoro é um fragmento associado ao asteroide que passou próximo da Terra em 2008.



Um meteoro cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite de sábado (27). Duas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, Região Metropolitana de Porto Alegre, registraram o fenômeno.



O corpo celeste entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 103 km e foi extinto sobre a extremidade sul do RS a uma altitude de 72,1 km. Teve duração de 1,3 segundos e uma magnitude de -2.2, que mede o brilho de um meteoro. Leia mais abaixo.


O fenômeno é um fragmento associado a um asteroide que chegou próximo da Terra e foi visto pela última vez há 13 anos.


2008 CC6 é um asteroide pequeno cuja órbita cruza a órbita da Terra. A NASA classificou o 2008 CC6 como um 'asteroide potencialmente perigoso' devido a suas passagens próximas à Terra. O asteroide orbita o sol a cada 518 dias (1,42 anos).



Os meteoros como estes são fragmentos de corpos parentais e consistem em uma forma de observarmos os riscos de impacto no planeta Terra. Este asteroide não é considerado um alvo viável para exploração humana.





Magnitude


A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude. Os valores de magnitude aparente dos objetos podem variar entre -27 até +30, de acordo com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. O Sol, por exemplo, com magnitude aparente de -27, é o objeto mais brilhante no céu.


Uma bola de fogo é caracterizada por um meteoro de magnitude aparente maior que -4. Já um bólido é caracterizado como um meteoro de magnitude aparente igual a -14 ou maior. E um super bólido atinge uma magnitude aparente de -17 ou ainda mais brilhante.


Em outubro do ano passado, o Rio Grande do Sul registrou um superbólido, com luminosidade maior que a Lua e magnitude -4.


Assista a mais vídeos de astronomia no canal do Professor Bruno Barros, veja alguns deles abaixo.




😎 Para mais informações acesse a lista de climatologia do professor Bruno Barros, no Passei Direto. Lá você encontrará vídeos e exercícios sobre este tema. O link para a lista dele é: https://www.passeidireto.com/perfil/prof-bruno-barros-tudo-sobre-geografia/


😎 Adquira o nosso curso de Geografia para o Enem e concursos no seguinte link: https://tudosobregeografia.kebook.vip/

😎 Adquira camisas com estampas exclusivas relacionadas a Geografia e Astronomia no seguinte link: https://www.lolja.com.br/creators/tudo-sobre-geografia/


47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page