top of page

Migrações: Conceitos básicos

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Olá, estudante! Neste resumo você vai aprender os conceitos de migração.


As migrações podem ocorrer de modo espontâneo; são as migrações voluntárias. Há, também, as migrações forçadas, que ocorrem quando as pessoas são obrigadas a abandonar o lugar onde vivem, seja por perseguições étnicas ou religiosas, seja por motivos econômicos e conflitos políticos, seja ainda em decorrência de fenômenos naturais adversos, como secas prolongadas, vulcanismo, enchentes, deslizamentos, entre outros eventos climáticos severos.


No início do século XXI novos conflitos geopolíticos retornaram os fluxos migratórios no mundo. A eclosão de guerras civis e atuação de grupos radicais ou insurgentes controlando territórios interferiram no modo de vida de populações locais, principalmente no Oriente Médio e na África e foram responsáveis por movimentos migratórios internos e internacionais. Pessoas cruzam fronteiras e, muitas vezes, arriscam-se atravessando mares em embarcações precárias, em busca de abrigo em países que lhes ofereçam segurança e melhores condições de vida.


Outro fluxo migratório importante, embora em menor número, é o de migrantes qualificados que são atraídos ou convidados a trabalhar em empresas ou centros de pesquisa pelo mundo.



Fluxos migratórios e globalização


Os fluxos migratórios vêm crescendo rapidamente. De acordo com a ONU, no ano 2000, existiam 173 milhões de imigrantes no mundo e, em 2015, esse número saltou para 244 milhões. Esse fenômeno demográfico é uma das principais preocupações no cenário mundial. Do total de imigrantes pelo mundo, cerca de 67% estavam vivendo em apenas 20 países. Os Estados Unidos continuam sendo o país com o maior número de imigrantes (47 milhões), seguidos da Alemanha, Rússia (12 milhões cada) e Arábia Saudita (10 milhões).


A abertura de fronteiras e a mobilidade de capitais e de mercadorias fazem parte da essência do processo de globalização. Essa mobilidade, no entanto, não se aplica às pessoas, sobretudo às de baixa renda e menos qualificadas profissionalmente, que são as que engrossam a fila dos imigrantes ilegais, muitas vezes indesejáveis em alguns países do mundo desenvolvido.


A partir da segunda metade do século XX, os fluxos migratórios se tornaram cada vez mais complexos. Embora os dois principais fluxos de imigrantes sigam para os Estados Unidos e para os países da União Europeia, há um terceiro pólo que se destaca: os países petrolíferos do golfo Pérsico. Esses países atraem migrantes de outras regiões do Oriente Médio, da Ásia, de países do norte e leste da África.


Os avanços do processo de globalização permitem explicar as migrações atuais. A globalização acentuou as diferenças socioeconômicas entre as diversas regiões do globo, o que leva grandes contingentes a buscar melhores condições de vida em outros países. A globalização também expandiu os sistemas de transporte e ampliou os meios de comunicação, facilitando a circulação de pessoas e tornando acessíveis informações sobre diferentes modos de vida.



Outro fator importante é a globalização dos sistemas bancários, que facilita a transferência instantânea de dinheiro de um país a outro. A economia do Haiti, por exemplo, é sustentada pelo dinheiro enviado pelos 1,2 milhão de trabalhadores haitianos que vivem em outros países.





Quem são os imigrantes


Historicamente, a população imigrante mundial é composta, em sua maioria, de homens jovens, com idade entre 20 e 35 anos e baixa qualificação profissional. Desde as últimas décadas do século XX, entretanto, esse perfil começou a mudar. Parte considerável dos imigrantes possui formação qualificada, e tem aumentado o número de mulheres que migram em busca de melhores condições de trabalho, tendendo a equilibrar-se com o número de mulheres que migram em busca de melhores condições de trabalho, tendendo a equilibrar-se com o número de homens.


Em muitos casos ocorre o reagrupamento familiar, isto é, depois de instalado no país de acolhida, o imigrante procura trazer sua família para perto de si.


Baixe esse resumo, e muito mais grátis no perfil do professor Bruno Barros na plataforma Passei Direto, acesse:


Assista a uma aula sobre as migrações no vídeo abaixo:



😎 Para mais informações acesse a lista de climatologia do professor Bruno Barros, no Passei Direto. Lá você encontrará vídeos e exercícios sobre este tema. O link para a lista dele é: https://www.passeidireto.com/perfil/prof-bruno-barros-tudo-sobre-geografia/


😎 Adquira o nosso curso de Geografia para o Enem e concursos no seguinte link: https://tudosobregeografia.kebook.vip/


😎 Adquira camisas com estampas exclusivas relacionadas a Geografia e Astronomia no seguinte link: https://www.lolja.com.br/creators/tudo-sobre-geografia/

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page