top of page

O que mais cai em geografia na prova do ENEM?

Atualizado: 21 de out. de 2021

Nesta postagem você vai descobrir os dez temas que mais caem no Enem, em geografia. #enem #geografia

Nos últimos anos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm sido bastante interdisciplinares e contextualizadas com os eventos atuais de suas respectivas épocas. Isso reflete a exigência que o exame tem para com seus candidatos, que devem demonstrar conhecimentos amplos de várias áreas, além de estar atualizados com os eventos nacionais e, em muitas questões, internacionais.


Com isso, percebemos que alguns conteúdos vêm sendo cobrados mais do que os outros, o que não significa deixar de estudar um assunto para focar-se apenas em outro. Observe os 10 tópicos mais cobrados no Enem, na disciplina de geografia com seus respectivos assuntos e temas. Você vai encontrar alguns vídeos com aulas analisando alguns desses temas.


1. Questões ambientais

As questões ambientais estão sempre presentes nas provas do Enem. Devido à importância que e temática ganhou nas últimas décadas e às mudanças climáticas, assuntos ligados à preservação ambiental exigem do(a) candidato(a) senso crítico e capacidade de encontrar soluções nas alternativas das questões e/ou analisar as consequências dos prováveis problemas abordados nos enunciados:


Mudanças climáticas;

Aquecimento (ou resfriamento) global;

Camada de ozônio;

Recursos hídricos;

Problemas urbano-ambientais (ilhas de calor, lixo, ocupação de encostas, tipos de poluição);

Oferta e consumo de energia e utilização de recursos minerais (fontes renováveis e não renováveis);

Conferências ambientais.


2. Globalização

Com o avanço da tecnologia, principalmente neste século, a globalização e assuntos semelhantes são abordados com interdisciplinaridade entre a sociologia e a história, conectando processos históricos, mudanças comportamentais, pontos positivos e negativos desse fenômeno, entre outras capacidades. Espera-se um bom nível de conhecimento das relações econômicas mundiais e de atualidades para questões desse tema:


Início da globalização;

Organismos internacionais (ONU, OMS, OMC);

Ordem mundial;

O Brasil na globalização;

Blocos econômicos;

Comércio mundial.




3. Climatologia

Os climas e suas peculiaridades podem ser abordados sob perspectivas gerais, uma vez que o Enem é nacional, não abordando temas específicos de cada região. Além disso, as mudanças climáticas (aquecimento global) podem ser cobradas, indo ao encontro dos assuntos relacionados ao meio ambiente (problemas ambientais).


Mudanças climáticas;

Fatores e elementos climáticos;

Massas de ar;

Climas brasileiros: aspectos gerais;

Relação clima e biomas.



4. Cartografia

A cartografia exige do(a) candidato(a) conhecimento sobre interpretação de mapas e suas utilizações em nosso cotidiano. Com o auxílio da matemática, assuntos como escala e fuso horário são cobrados e requerem conhecimento de matemática básica.


Interpretação de mapas;

Escalas;

Projeções cartográficas;

Coordenadas geográficas (paralelos, meridianos, latitude e longitude);

Fuso horário.




5. Urbanização

Como vivemos em um país majoritariamente urbano — mais de 80% da população brasileira vive nas cidades —, as relações sociais urbanas são cobradas não só na geografia, mas também na sociologia. Espera-se que o(a) candidato(a) reconheça as transformações que ocorrem nas cidades e no espaço urbano e como está o uso desse espaço, se ele gera desigualdades, se atende a todos. Ademais, problemas ambientais, como produção de lixo, ilhas de calor e ocupações nas encostas, são um prato cheio para o exame.


Conceitos de urbanização (metrópole, megalópole, conurbação, hierarquia urbana);

Problemas urbano-ambientais (ilhas de calor, lixo, ocupação de encostas, tipos de poluição);

Rede urbana brasileira.


6. Geografia da indústria

O processo industrial alterou radicalmente nosso modo de vida nos últimos séculos. Aqui, a conexão com a história (Revoluções Industriais) e a sociologia (mudança na sociedade; ideias socialistas e anarquistas) faz-se presente, pois mudanças sociais, espaciais e comportamentais são percebidas nas questões sobre indústrias. A transformação do espaço geográfico com a industrialização também é algo cobrado, como a utilização de recursos naturais, surgimento de cidades, intensificação da urbanização, entre outros.


Revoluções Industriais;

Tipos de indústria;

Espaço industrial brasileiro;

História da indústria no Brasil;

Concentração e desconcentração industrial;

Poluição das indústrias;

Modelos de produção industrial (fordismo, toyotismo, volvismo).




7. Geografia agrária

Como sabemos, o Brasil é uma grande potência agrícola, e o Enem não deixa isso de lado, assim a agricultura brasileira e seus impactos em nossa economia tornam-se relevantes e bastante cobrados. O(a) candidato(a) tem de ter domínio sobre os produtos agrícolas produzidos no Brasil, o uso da terra, como está distribuído o espaço rural brasileiro, além das consequências (positivas ou negativas) desses temas.


Estrutura fundiária brasileira;

A produção agrícola do Brasil;

A pecuária brasileira;

Expansão e modernização das práticas agrícolas;

Impactos ambientais no campo.


8. Geomorfologia

Os conhecimentos sobre a geomorfologia do planeta, as formas de relevo e os processos internos que ocorrem nas camadas inferiores da Terra podem ser cobrados com outros assuntos da geografia e até com manchetes de notícias, como a ocorrência de terremotos, deslizamentos de morros nas grandes cidades, entre outros. Compreender os processos que estão por trás desses fenômenos é essencial para a boa realização da prova de geografia do Enem.


Estrutura interna da Terra;

Tectonismo;

Formas de relevo e os agentes modificadores (endógenos e exógenos);

Relevo brasileiro.

9. Geopolítica

A geopolítica estuda as relações internacionais e assuntos semelhantes. Assim, faz-se necessário estar atualizado(a) com as notícias internacionais e nacionais, o que promove a conexão com a globalização, já mencionada.


Relações internacionais;

O papel da ONU;

Ordem mundial;

Conflitos civis pelo mundo (Oriente Médio, América Latina, África);

Atualidades.


10. Conceitos geográficos

O conhecimento geográfico, em sua base, passa pelo entendimento desses conceitos. Em algumas questões, há a colocação de uma frase e espera-se que o(a) candidato(a) associe-a a algum conceito geográfico, ou o contrário, em que o conceito é colocado no enunciado e o exame pede a exata definição. Saber desses conceitos é fundamental para entender outras questões, como disputas territoriais em guerras civis, assunto que pode ser cobrado na geopolítica.


Espaço geográfico;

Paisagem;

Lugar;

Território;

Estado;

Nação;

Fronteira.




Siga nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/tudosobregeografia/


Você poderá se aprofundar em todos esses temas com o curso TUDO SOBRE GEOGRAFIA, para conhecer acesse o link a seguir: https://tudosobregeografia.kebook.vip/




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page