top of page

TEMPESTADE CHEGANDO! CHUVA VOLUMOSA CHEGANDO NAS REGIÕES SUDESTE E SUL - VAI CHOVER NO NATAL 2022?

Nesta postagem, vamos ver como ficará o tempo no Brasil nos próximos dias. Será que a chuva vai continuar? Será que vai chover no Natal?

Muita chuva vem caindo em boa parte do território brasileiro nos últimos dias. Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuva intensa e transtornos em várias localidades do Sudeste e da Bahia. Até quando vai esse sistema e há previsão de mais chuva? Será que vai chover no natal? Quer saber a resposta? Então, vem comigo!


Nesta postagem, vamos ver como ficará o tempo no Brasil nos próximos dias. Será que a chuva vai continuar? Será que vai chover no Natal? E já comenta aí, como está o tempo na sua cidade agora? Tá chovendo? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática neste momento.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273


Mas, antes eu tenho um recado bem legal para você que gosta de assuntos relacionados com o clima, geologia, vulcanismo e astronomia. No meu curso de Geografia, você vai encontrar um módulos exclusivos para cada área de geografia, para você se aprofundar em cada tema. E somente neste final de ano eu estou dando um super desconto para você que me acompanha aqui no canal.


Usando o cupom: GEO2023, você vai ganhar um super desconto de 80%. E o curso sairá para você por menos de R$ 40,00! Não perca esta oportunidade. Clique no link a seguir para acessar o curso: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N


Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuvas intensas e transtornos em várias localidades de Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Além, dessa áreas, a precipitação mais volumosa também vem ocorrendo no norte do Mato Grosso, de Goiás e nos estados do Tocantins, do Pará, do Amazonas, de Rondônia e do Acre.



Até quando a Zona de Convergência do Atlântico Sul irá persistir? Após o fim desse sistema, há previsão de mais chuva para o centro-norte do Brasil?


A Zona de Convergência do Atlântico Sul persiste até o fim da semana.

Com a formação de uma um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste na última quarta-feira (21), houve um reforço da Zona de Convergência do Atlântico Sul com aumento das chuvas no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na metade norte de Minas Gerais e entre o sul e oeste da Bahia e as regiões Centro-Oeste e Norte.


Até o fim da semana, devido à atuação da frente fria associada ao ciclone extratropical, a Zona de Convergência do Atlântico Sul continua. No entanto, o sistema frontal se desloca para norte e contribui para o aumento das chuvas e para uma maior abrangência da precipitação de moderada a forte intensidade em praticamente toda a Região Nordeste, Região Norte, norte do Centro-Oeste, de Minas Gerais e do Espírito Santo.


O ápice das chuvas acontece na sexta-feira (23), quando são esperadas as chuvas mais intensas, os maiores acumulados e o potencial para alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273


No Sudeste, as chuvas reduzem no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, mas ainda há previsão de chuva de fraca intensidade e para a possibilidade de pancadas isoladas entre o meio e o fim da tarde. A atenção continua para Minas Gerais e o Espírito Santo, onde ainda há previsão de muita chuva no centro-norte e região da Zona da Mata em Minas Gerais e na porção norte do território capixaba.


Mas, temos um alerta: as chuvas continuarão mesmo com o fim da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Com o afastamento da frente fria e a aproximação de uma nova frente fria na Região Sul, a Zona de Convergência do Atlântico Sul perde intensidade e as chuvas passam a atuar de forma mais desorganizada.



No fim de semana de Natal, a formação de uma região de cavado contribui ainda para chuvas mais intensas durante o sábado (24), com alertas de temporais e precipitação volumosa para o Espírito Santo, o centro-norte e leste de Minas Gerais, com pancadas previstas para a região de Belo Horizonte, para praticamente todo o Nordeste, com exceção para a porção leste entre Salvador e Natal, para a metade norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, o estado do Mato Grosso, o norte do Mato Grosso do Sul e praticamente toda a Região Norte, com exceção do norte do Amazonas e do estado de Roraima.


No domingo (25), a previsão é de chuvas muito isoladas que ainda atingem as regiões de alerta no dia anterior, mas com menor potencial para transtornos.


O destaque fica para a Região Sudeste, onde as instabilidades se formam mais para sul, provocando pancadas e temporais no no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, com maior risco para a região serrana, e de forma mais isolada no norte e leste de São Paulo.


Depois do Natal, uma semana sem trégua nas chuvas

Uma frente fria avança no início da última semana do ano pela Região Sul e chega ao Sudeste na terça-feira (27) se mantendo durante toda a semana entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.


O sistema contribui para o retorno das chuvas em toda as regiões do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, além da manutenção do tempo instável sobre o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, sobre o sul de Goiás e em todo o estado do Mato Grosso.


A boa notícia é que as chuvas diminuem nas demais regiões mineiras, no Espírito Santo, no centro-norte de Goiás, no Nordeste e na Região Norte.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273


Normalmente, na época do Natal, ou seja no final do ano, o ar quente e úmido já está espalhado pelo Brasil e as nuvens de chuva se formam facilmente.


No Natal de 2022, a chuva ainda poderá causar problemas em vários estados brasileiros.


Previsão para a véspera do Natal - 24/12/22

No sábado, véspera de Natal, o tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, de Santa Catarina e do Paraná. Assim como, no extremo noroeste do Amazonas e em Roraima, inclusive em Boa Vista. O extremo sul de Mato Grosso do Sul e a região de Presidente Prudente (SP) também terão predomínio de sol.


Por outro lado, as demais áreas do Brasil, contemplando o estado de São Paulo, ficam sujeitas à pancadas de chuva, com risco para temporais no Espírito Santo, norte mineiro, na maior parte da Bahia, no Piauí, no Tocantins, Pará, no centro-oeste e no norte de Mato Grosso. No estado do Rio De Janeiro também há risco de chuva forte.


A noite do dia 24 de dezembro, promete tempo firme na capital paulista e paranaense, em Porto Alegre e em Boa Vista. Mas nas outras capitais brasileiras, existe a possibilidade de chuva.


Previsão o dia de Natal - 25/12/2022

No domingo, 25 de dezembro, uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, além disso a umidade marítima contribui para as chuvas se espalharem pela Região Sul do país.


Já no centro-norte, uma baixa pressão atmosférica no interior do Brasil e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), regem o coro da chuva. Há previsão de chuva forte para Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Piauí, no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso e nos estados da Região Norte.


No estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, as pancadas isoladas de chuva estão previstas a partir da tarde e poderão ocorrer também sobre as capitais paulista e fluminense, mas sem indicativo para temporais.



Agora, vamos fazer uma análise por região sobre como ficará o tempo em todo o território brasileiro.


O mapa que você tá vendo abaixo, apresenta a previsão de chuva entre os dias 19 e 26 de dezembro de 2022.



Para a Região Norte, são previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em áreas do centrossul do Amazonas, leste da Acre e grande parte de Rondônia, podendo ultrapassar 150 mm no extremo sul do Pará e no Tocantins. Já em Roraima, não há previsão de chuvas e nas demais áreas os volumes de chuva ficarão em torno de 30 mm.


Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva poderão se concentrar em áreas do sul do Maranhão e Piauí, com volumes maiores que 50 mm, além de áreas do oeste da Bahia, onde há previsão de acumulados maiores que 80 mm. Já no sul da Bahia podem ocorrer acumulados ainda maiores que podem superar 150 mm. Em áreas centrais do Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco, os volumes ficarão em torno de 30 mm e nas demais áreas haverá predomínio de tempo seco.


No Centro-Oeste há previsão de chuva de grandes volumes de chuva, maiores que 80 mm, e que podem ultrapassar 150 mm na parte central e norte de Mato Grosso e Goiás, enquanto em localidades ao sul destes estados os volumes podem ser menores que 60 mm. Já no extremo norte do Mato Grosso do Sul há previsão de baixos volumes de chuva, inferiores a 40 mm e nas demais áreas não há previsão de chuva.


Na Região Sudeste, os maiores volumes de chuva podem ficar em áreas do centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo, com volumes que podem ultrapassar 150 mm. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro, os acumulados serão maiores que 50 mm, enquanto no sul de Minas Gerais os volumes podem ficar em torno de 30 mm. Nas demais áreas há previsão de baixos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 20 mm.


Já na Região Sul, os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm no litoral de Santa Catarina e do Paraná, enquanto nas demais áreas há possibilidade de pancadas de chuva no início da semana, com predomínio de tempo seco e sem chuvas nos dias seguintes.



Nesta postagem, você viu como fica o tempo no Brasil nos próximos dias, em especial no final de semana, com a previsão de chuva em várias cidades do Brasil. E agora eu quero saber como tá o tempo aí na sua cidade agora. Tá chovendo? Tá frio? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática nesse momento. A sua opinião é sempre muito importante.


Agora chegou a hora de você compartilhar essa postagem com todo mundo que você conhece! Sabe aquele grupo que ninguém posta nada a muito tempo? Então, pega o link desta postagem e posta lá, posta no grupo da família, no grupo do trabalho, vamos ajudar o maior número de pessoas a ter acesso ao nosso conteúdo educativo.


Não se esqueça de pegar o super desconto no meu curso de geografia, clicando no link a seguir: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N


Muito obrigado, por ler essa postagem e até a próxima! Valeu!


Assista a previsão do tempo no vídeo abaixo:



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273

387 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page