top of page

TEMPESTADE CHEGANDO EM 2023! CHUVA NO SUL: RS, SC, PR E EM SÃO PAULO - LA NIÑA ATÉ QUANDO?

Atenção! Temos previsão de uma frente fria que avançará pela Região Sul nos próximos dias trazendo risco de chuvas intensas e de temporais nos três estados da Região Sul e em São Paulo.

Nesta postagem nós vamos analisar a previsão do tempo para os estados da região sul do Brasil e para o estado de São Paulo e veremos também como ficará o tempo no Brasil neste mês de janeiro de 2023. Quer saber como fica o tempo no Brasil neste início de semana?


Primeira postagem de 2023! Estamos de volta! Quero agradecer a você pelo apoio em todo o ano de 2022 e conto com o seu apoio neste ano de 2023. Nesta postagem vamos ver como ficará o tempo no Brasil nos próximos dias. Será que a chuva vai continuar? Será que vai chover neste início de semana? E já comenta aí, como tá o tempo na sua cidade agora? Tá chovendo? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática neste momento.


Na semana passada tivemos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuvas intensas e transtornos em várias localidades de Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Além, dessa áreas, a precipitação mais volumosa também ocorreu no norte do Mato Grosso, de Goiás e nos estados do Tocantins, do Pará, do Amazonas, de Rondônia e do Acre. Mas, como ficará o tempo no Brasil nesta semana? Vamos fazer esta análise a partir de agora.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia




Frente fria avança pela Região Sul nos próximos dias trazendo risco de chuvas intensas e de temporais nos três estados da Região Sul. Neste vídeo nós vamos analisar a previsão do tempo para os estados da região sul do Brasil e veremos também como ficará o tempo no Brasil neste mês de janeiro de 2023.


O tempo firme e quente foi destaque nos últimos dias de 2022. Já neste início de 2023, uma frente fria traz mudanças para o centro-sul do Brasil, em especial para a Região Sul, onde o calor se mantém e os temporais e chuvas intensas que possuem maior potencial para transtornos.


Vamos analisar como fica o tempo no Rio Grande do Sul.

Uma frente fria já se formou entre a noite de domingo (01) e a segunda-feira (02) e avança pelo Rio Grande do Sul. Nesta madrugada, já tivemos alerta de temporais na região da Campanha, Oeste e Missões. Há a possibilidade de pancadas mais isoladas atingir a região Central.


As chuvas não trazem acumulados elevados no período de 72 horas. No entanto, o risco está para a ocorrência de tempo severo, que é chuva forte com ocorrência de ventos intensos.

No período da manhã, as instabilidades se espalham para o centro-norte e leste do estado e, juntamente com as altas temperaturas, provocam temporais que, apesar de ocorrerem de forma mais pontual, podem vir de forma muito intensa.


As chuvas passam a ocorrer de forma mais intensa e abrangente no norte e nordeste, incluindo a região de Porto Alegre. Há potencial de chuvas volumosas e de tempo severo. No período da noite, as chuvas ocorrem de forma bem menos intensa e isolada.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Na terça-feira (03), a frente fria já atua mais para o estado de Santa Catarina e do Paraná, mas mesmo assim, ainda há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã nas regiões gaúchas próximas à divisa com o território catarinense. A partir da tarde, devido à estagnação do sistema frontal, há alerta de temporais para essas mesmas áreas.


No restante do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com pouca nebulosidade e com o calor predominando ao longo do dia, mesmo com o afastamento da frente fria e da atuação de uma massa de ar um pouco mais fria.


Na quarta-feira (04), o tempo firme predomina em todas as regiões do Rio Grande do Sul.


Agora vamos falar sobre o tempo em Santa Catarina neste início de semana.

A segunda-feira (02) foi marcada pela atuação do sol entre muitas nuvens, pela sensação de abafamento e pelo temporais a partir da tarde.


Devido ao avanço da frente fria, instabilidades já podem provocar pancadas de forte intensidade e temporais pontuais no extremo oeste catarinense.


Em Santa Catarina, as áreas de maior risco são o leste e norte do estado, com acumulados que podem chegar próximo dos 150 mm até o meio da semana.

A partir do meio da tarde, os temporais e chuvas intensas atingem o meio oeste de Santa Catarina e, mais para o fim do período atingem o restante do estado, mas ocorrendo de forma mais isolada e com baixa probabilidade de ocorrência e transtornos para a faixa leste.


Na terça-feira (03), o sistema frontal contribui para o tempo instável pela manhã no sul e oeste, e para o céu nublado e quente no restante do estado. Pancadas intensas e temporais podem ocorrer no oeste e sul de Santa Catarina.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



A partir da tarde, as instabilidades se espalham por todo o território catarinense e levam elevado potencial de temporais e chuvas intensas. A condição de chuvas de moderada a forte intensidade se mantém até o período da noite, principalmente no leste do estado.


Na quarta-feira (04), Santa Catarina ainda está sob alerta de muita chuva. Na madrugada e manhã, muita chuva de moderada a forte intensidade ainda está prevista para as áreas do centro e leste do estado.


Já a partir da tarde, o tempo fica mais firme em praticamente todo o estado, com chuvas de fraca a moderada somente na porção norte, com redução e tempo firme a partir do fim do período.


E como ficará o tempo no estado do Paraná?

Os próximos dias serão de muita chuva em todo o estado devido à influência da frente fria. Na segunda-feira (02), ainda há previsão de tempo firme, com alerta de temporais e chuvas intensas a partir da madrugada somente para o oeste do Paraná.


Os acumulados até o meio da semana podem passar dos 100 mm no estado do Paraná.

As chuvas se tornam mais abrangentes e se espalham pelo oeste, noroeste e sul, com possibilidade de pancadas muito isoladas na porção leste do estado. Pancadas e temporais ocorrem no norte e no centro-leste, incluindo a região de Curitiba.


Na terça-feira (03), na primeira parte do dia, temporais e pancadas de forte intensidade ocorrem somente no oeste, noroeste e sudoeste do Paraná. A partir da tarde, as instabilidades se espalham por todo estado levando risco de tempo severo e de transtornos em todas as regiões. No período da noite, as chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm no oeste, sul e leste.


Na quarta-feira (04), mais chuvas intensas estão previstas e há elevado potencial para transtornos.


Na madrugada, chuvas de moderada a forte intensidade deixam em alerta o oeste, o centro-norte e sul do Paraná, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo no leste. No período da manhã, a precipitação reduz no oeste e sudoeste, aumentando e deixando em alerta o restante do estado.


No período da tarde, as chuvas intensas continuam no norte e centro-leste do Paraná, com maiores acumulados podendo ocorrer na região de Curitiba e da Serra do Mar. No período da noite, a precipitação diminui, mas ainda pode acontecer com moderada a forte intensidade no norte e região do Norte Pioneiro.



Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Vamos ver como fica o tempo em São Paulo. Será que vai chover em São Paulo nesta semana?

A primeira semana do mês de janeiro será bem atípica no estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (02), o calor vai seguir sendo destaque em todas as regiões paulistas, o sol predomina desde cedo em algumas cidades e as temperaturas se elevam rapidamente. Toda essa combinação de calor e umidade, provoca temporais em grande parte do estado, com atenção para as cidades de Barretos, Votuporanga, São Carlos, Campinas e Franca. As rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h durante a chuva e o risco de transtornos aumenta.

No litoral, grande SP e na capital, bastante calor e sensação de abafamento, com chuva moderada a forte já no começo da tarde. Mesmo com toda essa instabilidade, as máximas passam de 30°C pelo interior e chega a 31°C na capital paulista.


O tempo segue quente na terça-feira (03), em todas as regiões do estado, mas a chuva começa a ganhar força. A circulação dos ventos favorece nuvens carregadas desde o fim da manhã em várias cidades do estado. Na capital, as pancadas de chuva acontecem intercalando períodos de sol e melhoria e a máxima prevista é de 29°C. Pelo interior, cidades do oeste, noroeste e até mesmo o extremo sul do estado, podem registrar chuva em vários momentos e o risco de temporais aumenta.


Na quarta-feira (04), a passagem de uma nova frente fria pelo Sudeste, muda o tempo em todo o estado de São Paulo. Pela manhã, aumento das nuvens carregadas já sobre grande parte do centro-sul e leste paulista. Predomínio de céu encoberto e chuva frequente. O aumento das nuvens e o ar frio da frente fria não deixam a temperatura subir muito. A máxima de 25°C já pode ser registrada nas primeiras horas do dia e a tendência é de diminuição das temperaturas até a noite da quarta-feira, com a menor temperatura, registrada à noite.


A quinta e a sexta-feira (06), serão dias bem diferentes na faixa sul e leste do estado. Com tempo mais fechado, chuva que vai e vem no decorrer do dia e temperaturas mais baixas para esta época do ano. A máxima prevista na cidade de São Paulo não passa dos 23°C. A tendência é de diminuição das temperaturas, também no litoral e pelo interior o calor intenso diminui, mas as máximas ainda variam de 27 a 28°C.


Alerta para a persistência da chuva e risco de transtornos! A semana começa quente e com pancadas mais isoladas no estado de SP. Com a passagem da frente fria o volume de chuva aumenta e o risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos também.


Agora vamos analisar como ficará o clima no Brasil neste início de 2023. Até quando teremos o fenômeno climático La Niña? Vamos responder esta pergunta a partir de agora.


O fenômeno La Niña ainda influencia o padrão climático de janeiro, mas o oceano Atlântico Sul será bastante determinante no padrão de distribuição das chuvas pelo Brasil. Será que as chuvas se mantêm por todo o país? Pode chover mais no centro-sul?


Um dos fenômenos La Niña mais persistentes desde a década de 1950 está chegando ao seu fim nos próximos meses, mas ainda influenciará o padrão climático de janeiro de 2023.



Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Juntamente com o padrão de temperatura do Atlântico Sul, a distribuição da precipitação no Brasil pode fugir do que se espera sob influência do La Niña e do que foi observado desde o mês de novembro.


Em dezembro, registrou-se chuvas em todas as regiões do Brasil, no entanto, devido à influência do La Niña e de uma oceano Atlântico Sul mais aquecido na altura do Nordeste, a formação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se deu mais ao norte da sua posição climatológica, contribuindo para chuvas mais expressivas sobre o centro-norte do país.


Já no fim da segunda quinzena do mês, com um resfriamento maior no norte do Atlântico Sul e um aquecimento expressivo na porção sul, as chuvas aumentaram sobre a Região Sudeste e leste da Região Sul. Este padrão oceânico será mais evidente e influente no mês de Janeiro.


La Niña e temperatura do Atlântico Sul

Como já foi comentado, o fenômeno La Niña continua presente e influente durante o mês de janeiro. A sua contribuição durante o período úmido no Brasil é de favorecer as chuvas no centro-norte do país, podendo contribuir também com isso na Região Sudeste, no entanto, o sinal mais claro é sobre as regiões Norte e Nordeste.


Agora, com um Atlântico Sul ligeiramente mais frio na sua porção norte e bastante aquecido no sul, os sistemas de precipitação podem atuar por mais tempo entre as regiões Sul e Sudeste, favorecendo acumulados mensais mais elevados no centro-sul do país.


Assim, a combinação desses dois fatores faz com que se espere que as chuvas ainda ocorrem em todas as regiões do Brasil, mas mais concentradas entre o Centro-Oeste e o Sudeste, com chuvas volumosas podendo atingir o norte e o leste da Região Sul. Já no Nordeste, pode-se observar uma redução da taxa de precipitação. Em resumo, o padrão de distribuição das chuvas pode ser diferente do que foi observado em novembro e em dezembro.


Janeiro pode apresentar um padrão de precipitação quase oposto ao que foi observado nos meses de novembro e dezembro.

O cenário climático mostra anomalias negativas de precipitação sobre o norte do Sudeste, boa parte do Nordeste, norte do Centro-Oeste e porção centro-leste da Região Norte, e anomalias positivas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.



Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Esse padrão das anomalias de precipitação mostra um peso maior da influência das águas mais aquecidas do sul do Atlântico Sul, que pode contribuir para chuvas mais expressivas sobre os estados de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O Rio Grande do Sul, ainda deve enfrentar um mês de irregularidade das chuvas em boa parte do estado.


Vale lembrar que a intensidade das chuvas ao longo do mês de janeiro pode variar com o comportamento das oscilações Antártica e de Madden-Julian. No entanto, a probabilidade de chuvas mais intensas se mantém mais para o centro-sul e mais para o extremo norte do Brasil.


Em virtude deste padrão, as temperaturas podem ficar mais elevadas na porção centro-norte do país e próximas da média no centro-sul.


Nesta postagem você viu como fica o tempo no Brasil nos próximos dias, em especial neste inicio de ano, com a previsão de chuva em várias cidades do Brasil devido a presença de uma frente fria. Você viu também sobre como ficará o tempo no Brasil neste ano de 2023. E agora eu quero saber como tá o tempo aí na sua cidade agora. Tá chovendo? Tá frio? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática nesse momento. A sua opinião é sempre muito importante.


Agora chegou a hora de você compartilhar essa postagem com todo mundo que você conhece! Então, pega o link desta postagem e posta em todos os grupos de whatsapp que você participa, posta no grupo da família, no grupo do trabalho, no grupo da escola, vamos ajudar o maior número de pessoas a ter acesso ao nosso conteúdo educativo.


Assista a previsão do tempo para os próximos dias no vídeo abaixo.




Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



598 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page