top of page

TEMPESTADE HOJE? CHUVA VOLUMOSA CHEGANDO NAS REGIÕES SUDESTE E SUL - O EL NIÑO VAI RETORNAR EM 2023?

Atenção! Temos previsão de chuvas volumosas e temporais para diversas cidade do Brasil neste início de semana. Também existe a possibilidade do retorno do El Niño em 2023. Quer saber como fica o tempo no Brasil neste início de semana?

Nesta postagem, vamos ver como ficará o tempo no Brasil nos próximos dias. Temos a previsão de um possível retorno do El Niño em 2023. Será que ele vai retornar? E já comenta aí, como está o tempo na sua cidade agora? Tá chovendo? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática neste momento.


Na semana passada tivemos a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se estabeleceu no centro-norte do país provocando chuvas intensas e transtornos em várias localidades de Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Além, dessa áreas, a precipitação mais volumosa também ocorreu no norte do Mato Grosso, de Goiás e nos estados do Tocantins, do Pará, do Amazonas, de Rondônia e do Acre. Mas, como ficará o tempo no Brasil nesta semana? Vamos fazer esta análise a partir de agora. E vamos ver também se o El Niño retornará em 2023.


Fortes pancadas no Sul e chuvas volumosas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

No início da última semana do ano, as chuvas atingem todas as regiões do Brasil, com predomínio de tempo firme no Nordeste e destaque para os temporais e chuvas intensas que atingem o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Uma frente fria de fraca intensidade atua de forma costeira na Região Sul e consegue avançar nos próximos dias até o Sudeste, contribuindo para a organização da umidade até a Região Norte.


As chuvas mais intensas nos próximos dias ocorrem a partir da tarde. Nesta época do ano e de viagens, fique atento à previsão do tempo e evite os períodos com maior potencial de chuva forte e temporais. Inclusive é muito perigoso viajar quando se tem previsão de fortes chuvas para o lugar para onde você está indo.


As chuvas na Região Sul acontecem na forma de pancadas isoladas e de temporais, No Sudeste, Centro-Oeste e no Norte, a precipitação acontece com maior abrangência e de forma mais volumosa e com maior potencial para transtornos.


Na Região Sul: teremos pancadas, temporais e diminuição das temperaturas.

Com o avanço da frente fria em direção ao Sudeste, uma massa de ar mais frio atua em parte do Sul do Brasil.


Nesta segunda-feira (26), o sistema frontal já atua no leste da Região Sul. Pela manhã, teve chuva fraca na porção central do Rio Grande do Sul, no norte de Santa Catarina e no norte do Paraná.


A tarde, instabilidades se formaram e se espalhram por parte da Região Sul, sendo mais desenvolvidas nas áreas do leste. Pancadas isoladas ocorrem na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, no meio oeste de Santa Catarina, no sul, oeste, centro e norte do Paraná. Alerta de temporais e para chuvas de forte intensidade para o nordeste do Rio Grande do Sul, para todo o leste catarinense e do Paraná.

Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Na terça-feira (27), com o avanço da frente fria, a massa de ar frio favorece o tempo mais estável no período da manhã na Região Sul. No entanto, a partir da tarde, uma região de cavado passa a influenciar o tempo.


A partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas, com possibilidade de temporais no norte e oeste do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com tempo mais firme somente no norte e noroeste paranaenses.


Na quarta-feira (28), já durante a madrugada, há potencial para chuvas intensas e temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, e nas regiões de Santa Catarina de divisa com o território gaúcho.


No decorrer da manhã, as instabilidades se deslocam para norte e levam potencial de chuvas intensas também para o meio-oeste de Santa Catarina, mantendo o risco para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Mais para o fim do período, pancadas e temporais atingem o leste e norte catarinenses, bem como o sul, sudoeste e oeste do Paraná.


No período da tarde, o tempo firme passa a predominar no Rio Grande do Sul, mas as chuvas ocorrem em todas as regiões de Santa Catarina e passam a atingir todo o Paraná, com potencial de precipitação forte no norte catarinense e no sul paraense.


No período da noite, não há mais possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade em toda a Região Sul.

Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Agora vamos falar sobre a Região Sudeste que terá frente fria e alerta de chuvas intensas e de temporais.

Uma frente fria consegue atuar de forma costeira entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, mantendo o tempo instável em boa parte do Sudeste até pelo menos a quarta-feira (28).


Há pouca diferença da previsão nos próximos dias, com chuvas ocorrendo de forma muito pontual e fraca pela manhã e com maior intensidade a partir da tarde.


Para esta segunda-feira (26), alerta de pancadas de até forte intensidade com risco de temporais em todo o Sudeste, com maiores acumulados e possibilidade de ocorrência de chuva no leste e nordeste de São Paulo, no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.


Na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), as regiões com chuvas diminuem, mas ainda há potencial para pancadas de forte intensidade e temporais para o leste e centro-norte de São Paulo, para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.


Já na Região Centro-Oeste: alerta de temporais em toda a Região.

A umidade aumenta em toda a Região nos próximos dias e, com as temperaturas elevadas, há potencial para temporais e chuvas intensas.


Na segunda-feira (26) e na terça-feira (27), as instabilidades se formam a partir da tarde e deixam alertas em Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.


Na quarta-feira (28), as instabilidades se espalham por toda a Região e aumentam o potencial de temporais e de chuvas intensas e, consequentemente, o risco de transtornos.


Agora temos um alerta especial para a Região Norte: alerta para chuvas intensas e temporais em praticamente toda a Região!

Para a Região Norte não há grandes mudanças na previsão do tempo para os próximos dias. Chuvas de até moderada a forte intensidade ocorrem pela manhã entre os estados do Pará, do Tocantins e centro-leste do Amazonas.

A partir da tarde, há potencial de chuvas intensas e de intensos temporais em praticamente toda a Região, com exceção para as áreas do norte do Amazonas e para o estado do Acre.


Agora vamos falar sobre a possibilidade do retorno do El Niño em 2023. Será que ele vai retornar? E qual impacto ele terá no clima do Brasil? Vamos fazer esta análise a partir de agora!

O El Niño pode voltar em 2023! Previsões indicam que o atual La Niña já está se dissipando e vai dar lugar para um El Niño ao longo de 2023, o que pode mudar drasticamente o clima em todo o país - especialmente no Sul, Norte e Nordeste.


O ano de 2023 vai se iniciar com uma notícia que muda completamente o panorama climático do Brasil: Tudo indica que o La Niña vai se dissipar e, aos poucos, o El Niño tomará seu lugar, influenciando a estação chuvosa de 2023/2024.


Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Setores como o agronegócio e a geração de energia estão particularmente apreensivos com a notícia, pois o fenômeno é capaz de alterar o clima em todo o Brasil.


Mas afinal, será que um novo El Niño pode mesmo representar condições adversas e muito negativas para o país? Para responder a esta questão, precisamos primeiro entender sobre o que estamos falando.


O que é El Niño e quais são seus impactos?

Tanto o La Niña (que vem atuando neste momento) quanto o El Niño são ambos partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico. O termo técnico utilizado para se referir a ambos os eventos é El Niño Oscilação Sul.



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Como o próprio nome sugere, o El Niño Oscilação Sul é uma oscilação da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial. Quando a região está mais quente, caracteriza-se um El Niño; quando está mais frio, uma La Niña.


Geralmente, El Niños se caracterizam por anomalias de +0,5°C ou mais, enquanto La Niñas são caracterizadas por anomalias de -0,5°C ou menos.

Apesar de ocorrer num local relativamente distante do Brasil, essa oscilação acarreta em mudanças climáticas de escala global. Isso significa que as chuvas e as temperaturas no Brasil podem mudar drasticamente graças ao ENOS.


O que as previsões de El Niño Oscilação Sul indicam para o país?

Para os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro temos a indicação que a La Niña ainda vai atuar e não há chances de El Niño.


Por volta de Março, Abril e Maio, já temos a possibilidade de ocorrência do El Niño. Na prática, isso significa que, por volta do segundo trimestre de 2023, um fenômeno de El Niño começará a se configurar, e vai se consolidar cada vez mais até o fim de 2023. O fenômeno deve impactar fortemente o clima brasileiro na segunda metade do ano que vem.


Climaticamente, o que podemos esperar da segunda metade de 2023?

Os últimos dois anos foram dominados pela ocorrência de La Niña. Então a primeira coisa a se considerar é que o cenário de 2023 vai mudar bastante. Por outro lado, o El Niño Oscilação Sul já está sendo estudado há muitos anos e a previsibilidade dos seus impactos é muito boa. Em anos de El Niño, espera-se os seguintes efeitos:


Região Sul: Chuvas intensas e frequentes e aumento das temperaturas médias;

Região Sudeste: Aumento moderado das temperaturas médias;

Região Centro-Oeste: Sem efeitos muito pronunciados, apenas chuvas e temperaturas acima da média no sul do Mato Grosso do Sul;

Região Nordeste: Diminuição brusca das chuvas e secas severas.

Região Norte: Diminuição das chuvas, secas severas, aumento pronunciado de incêndios florestais.

Em outras palavras, o clima beneficiará bastante a região Sul e possivelmente Sudeste, com um aumento das chuvas e da temperatura que são benéficos aos setores do agronegócio e da energia, por exemplo; Mas prejudicará demasiadamente o Norte e o Nordeste, onde as secas podem trazer problemas graves de abastecimento de água.


Vale considerar que há outros fenômenos climáticos em jogo cujos impactos também são importantes. É impossível, no entanto, prever seu comportamento com antecedência superior a alguns meses.


Por isso, conforme os meses avançam, será possível ter uma noção maior de como o El Niño Oscilação Sul irá interagir com as demais oscilações climáticas e afetar o clima no Brasil.


Nesta postagem você viu como fica o tempo no Brasil nos próximos dias, em especial neste inicio de semana, com a previsão de chuva em várias cidades do Brasil. Você viu também sobre a possibilidade da configuração do El Niño em 2023. E agora eu quero saber como tá o tempo aí na sua cidade agora. Tá chovendo? Tá frio? Tá calor? Comenta o nome da sua cidade e a condição climática nesse momento. A sua opinião é sempre muito importante.


Agora chegou a hora de você compartilhar essa postagem com todo mundo que você conhece! Então, pega o link desta postagem e posta em todos os grupos de whatsapp que você participa, posta no grupo da família, no grupo do trabalho, no grupo da escola, vamos ajudar o maior número de pessoas a ter acesso ao nosso conteúdo educativo.


Assista a previsão do tempo na canal do Professor Bruno Barros, no vídeo abaixo.



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Quer perder peso e emagrecer de um jeito fácio e rápido? Então clique aqui para saber como: https://go.hotmart.com/L77712464P?ap=7273

355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page