top of page

Teorias Demográficas (Resumo)

Atualizado: 17 de fev. de 2021

Entenda os principais conceitos relacionados as teorias demográficas neste super resumo. No final você encontrará um vídeo explicativo para tirar todas as suas dúvidas.

No post de hoje você vai aprender os pontos principais das teorias demográficas. Entenda o que cada uma diz e no final você encontrará um vídeo bem legal.




Teoria Malthusiana ou Malthusianismo

Thomas Malthus afirmava (1798) que o aumento da produção de alimentos seria menor do que o crescimento do número de habitantes no mundo. Sendo assim, logo não haveria mais alimentos para as pessoas. A humanidade estaria desse modo, condenada a passar por problemas como subnutrição, fome, doenças, epidemias, entre outros fatores. Para ele, os pobres são responsáveis pela miséria.

Malthus defendia o "controle moral" para resolver esse problema. Defendia que as pessoas deveriam diminuir o número de nascimentos e controlar o crescimento total de habitantes. Além disso, ele defendia a ideia de que a população pobre era a grande responsável pelo excesso de gente no mundo, sendo necessário que cada pessoa tivesse somente o número de filhos que pudesse criar.


Neomalthusianismo

Surgiu no pós-guerra. Os teóricos defendem que, quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuída. O crescimento populacional é responsável pela miséria.




Teoria reformista

Baseada em teóricos que são totalmente contrários às ideias defendidas por Thomas Malthus e pelos Neomalthusianos, eles são os reformistas ou marxistas. Esses teóricos construíram suas ideias a partir do que dizia o economista e sociólogo alemão Karl Marx.

As taxas elevadas de natalidade são consequências do subdesenvolvimento e não a causa dele. Esses problemas, na verdade, seriam causados pela má distribuição de renda e do acesso aos bens de consumo. Em outras palavras, para os reformistas, a questão é a desigualdade econômica, e não a falta de recursos.

Para promover o fim da fome e da miséria ou para evitar que elas ocorram, de acordo com essa teoria, basta que se distribua de uma forma mais democrática a renda, através de reformas sociais que melhorem as condições de vida das populações mais pobres. Deste modo, se essas pessoas apresentarem melhores condições de vida, melhor educação, saúde e outras coisas, terão melhores condições para abandonarem a miséria.


Agora que você já leu o nosso resumo, assista também ao vídeo sobre Teorias Demográficas para reforçar o seu aprendizado.

Espero que você tenha aprendido! Qualquer dúvida fique a vontade para deixar um comentário!

Quer aprender tudo sobre geografia? Então conheça o nosso curso de Geografia para o Enem! Acesse: https://www.tudosobregeografia.com.br/






216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page