top of page

Terremoto de 7,3 de magnitude atinge o Japão - Alerta de Tsunami

Um terremoto de magnitude 7,3 acaba de ser registrado na costa nordeste do Japão, próximo a Fukushima, onde os tremores foram sentidos.



Um terremoto de magnitude 7,3 acaba de ser registrado na costa nordeste do Japão, próximo a Fukushima, onde os tremores foram sentidos. Também houve efeitos em três outras cidades japonesas. Por conta dos tremores, autoridades locais emitiram alerta de tsunami para Miyagi e Fukushima. Até o momento não temos informações sobre vítimas e danos materiais.



Por conta dos tremores, autoridades locais emitiram alerta de tsunami para Miyagi e Fukushima, onde, em 2011, um maremoto provocou um dos maiores acidentes nucleares da história do país.


Cerca de dois milhões de lares na região estão sem energia, segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio.


Vale lembrar que em 11 de março de 2011 o noroeste da costa do Japão sofreu um terremoto de 8,9 graus de magnitude e sequencialmente um tsunami. Com os efeitos desse terremoto e tsunami outra tragédia acabou se formando, o acidente nuclear de Fukushima.




A usina contava com 6 reatores, porém na data apenas os reatores 1, 2 e 3 estavam funcionando. Devido ao terremoto foram ocasionadas explosões, superaquecimento e o tsunami que se seguiu fez com que o sistema de motor a diesel também parasse de funcionar gerando um gravíssimo acidente. Não houve mortes iminentes devido a radiação mas estima-se que muitos sofram os efeitos mesmo que a longo prazo pois 30 mil pessoas foram evacuadas dos arredores. Os 4 reatores tiveram seus núcleos derretidos com a sequência de reações. Em agosto de 2013 foram constatados vazamentos de água radioativa no mar, o que agravaria a situação ambiental, pois é praticamente impossível mensurar os estragos que todo esse desastre possa ter causado e ainda causar.


O Japão está localizado sobre três placas tectônicas: Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico. Cada uma delas foi formada a partir de "colagens" de placas mais antigas e, por isso, sua formação é cheia de irregularidades, chamadas de falhas. Espero que não tenha tido vítimas nesse terremoto de hoje.


Nós vamos continuar monitorando esse terremoto, e qualquer nova atualização vamos trazer uma nova postagem aqui no blog.


Compartilhe essa postagem com seus amigos e pessoas interessadas nesse assunto. Deixe um comentário para que esse conteúdo seja recomendado para mais pessoas.



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia





348 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page