top of page

TERREMOTO EM SP HOJE! TERREMOTO EM RIBEIRÃO PRETO ASSUSTA MORADORES

Moradores de Ribeirão Preto relataram ter ouvido um estrondo seguido de tremor de terra na manhã desta terça-feira (22), em diferentes regiões da cidade.

Um terremoto em São Paulo hoje? Mais precisamente em Ribeirão Preto? É isso mesmo! Moradores relataram tremor de terra em diferentes regiões de Ribeirão Preto. Relatos também apontam para estrondo na manhã desta terça. E nessa postagem você vai ficar sabendo tudo sobre esse terremoto em São Paulo.




Moradores de Ribeirão Preto relataram ter ouvido um estrondo seguido de tremor de terra na manhã desta terça-feira (22), em diferentes regiões da cidade. A situação ocorreu por volta das 9h30. Moradores da região disseram ouvir um barulho tipo um trovão e logo em seguida sentiram os tremores. Você que mora em Ribeirão Preto, também sentiu o tremor? Então, já vai comentando aqui embaixo como foi a experiência.


A Defesa Civil informou não ter recebido chamado relacionado ao caso. O Corpo de Bombeiros não comunicou qualquer ocorrência com relação ao tremor relatado por moradores.


Não temos ainda a confirmação desse terremoto aqui em São Paulo. Embora a confirmação não tenha ocorrido, São Paulo vem sofrendo pequenos tremores. Vale lembrar que recentemente outro tremor ocorreu em São Paulo. Um tremor de terra de 2.7 na Escala Richter foi registrado em São Sebastião da Grama (SP), no mês passado.


De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o abalo, considerado de magnitude baixa, ocorreu por volta das 21h, do dia 24 de fevereiro, próximo a divisa com Poços de Caldas (MG). Se você mora em uma dessas localidades, já comenta aí se você sentiu esse tremor.


Pelas redes sociais, moradores de São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal (SP) e Poços de Caldas (MG) relataram ter sentido o abalo sísmico. De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião da Grama não houve registros de chamados.



Segundo estudos, desde 2010, essa região já registrou dezenas de tremores. O mais intenso foi em janeiro de 2017, quando o fenômeno de 3.2 de magnitude foi sentido na cidade. Este tipo de magnitude não é uma preocupação grande. As pessoas vão sentir, mas em regiões no máximo 150 km da região de atividade. Mas não é pra causar rachaduras ou outros tipos de estrago. Não é pra sentir nada nesses casos, só uma tontura, um pequeno tremor.


Esses tremores seriam devido a região ser uma área vulcânica?

Podemos descartar qualquer relação do tremor em Ribeirão Preto, com a formação vulcânica da região, inclusive eu até postei um vídeo no domingo analisando essa possibilidade. “O vulcanismo é extinto nessa região do Brasil, não tem atividade vulcânica. O tremor certamente não é consequência disso, está ligado à falha geológica. Os tremores de terra no Brasil são causados na sua grande maioria devido às falhas geológicas no território brasileiro.


No Brasil, os terremotos não ocorrem com forte intensidade, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, o país não está totalmente isento desse fenômeno.


As principais regiões afetadas por terremotos são aquelas localizadas próximas às bordas das placas tectônicas onde há zonas de convergência, ou seja, encontro entre duas ou mais placas diferentes.


Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país. Além disso, é possível sentir as consequências de terremotos com epicentro em países da América Latina, principalmente no Chile.



Ainda bem que ninguém ficou ferido ou teve prejuízos com esses tremores em São Paulo. Agora eu quero saber a sua opinião sobre esse assunto. Você tem medo de um forte terremoto ocorrer na sua cidade? Ou você acha que isso nunca vai ocorrer? Comenta aí pois a sua opinião é sempre muito importante!


E se você gosta desse tipo de assunto relacionados a terremotos, tsunamis e geologia eu indico o meu novo curso de Geografia, o Tudo Sobre Geografia, com o professor Bruno Barros, lá você vai encontrar um módulo exclusivo sobre geologia.


Nele você vai aprender sobre: Geologia, Estruturas Geológicas, Tipos de Rochas, Tectônica de Placas e Fenômenos Geológicos, com explicações detalhadas sobre como ocorre tais fenômenos. Não só geologia, mas muitos outros fenômenos da natureza. Se você ficou interessado em aprender, basta clicar no link a seguir: https://www.hotmart.com/product/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N


No vídeo abaixo o professor Bruno Barros explica o que pode ter ocorrido em São Paulo hoje.



Compartilhe essa postagem com seus amigos para que mais pessoas terem acesso ao nosso conteúdo educativo.


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia

1.140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page