top of page

Terremoto no Afeganistão, Forte terremoto atinge o Afeganistão hoje

Terremoto de magnitude 5,9, segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor sacudiu uma área montanhosa e remota no leste do país, perto da fronteira com o Paquistão.

Um forte terremoto atingiu o Afeganistão, e até o momento temos o relato infeliz de cerca de 950 mortos. Vários site de notícias estão reportando informações sobre o terremoto no Afeganistão hoje, você pode conferir mais informações abaixo:


Terremoto de magnitude 5,9, segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor sacudiu uma área montanhosa e remota no leste do país, perto da fronteira com o Paquistão. O sismo, sentido na capital Cabul e ainda na Índia, é o mais mortal no Afeganistão em duas décadas.


No primeiro balanço sobre as consequências do tremor, as autoridades falaram de 280 mortos. No segundo balanço, este número saltou para ao menos 950. O salto se deu porque o epicentro ocorreu em uma região montanhosa de difícil acesso com aldeias remotas.



O terremoto aconteceu no início da madrugada, por volta de 1h30, a 44 km da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor ocorreu a 10 km de profundidade, às 1h30, em uma área de difícil acesso perto da fronteira com o Paquistão, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O Departamento Meteorológico do vizinho Paquistão informou que o tremor atingiu magnitude em 6,1. Já o USGS informou que o sismo teve magnitude 5,9.


O governo do Afeganistão já fala em risco de desastre humanitário.


Imagens da mídia afegã mostraram casas reduzidas a escombros e corpos cobertos por cobertores no chão.


A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província afegã oriental de Paktika, onde 255 pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas, disse Salahuddin Ayubi, funcionário do Ministério do Interior.


Na província de Khost, 25 pessoas morreram e 90 foram levadas ao hospital



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia




As autoridades lançaram uma operação de resgate e helicópteros estão sendo usados ​​para alcançar os feridos e levar suprimentos médicos e alimentos, acrescentou.


O tremor também foi sentido no Paquistão e na Índia. Não há relatos imediatos de danos ou vítimas nesses países.



O desastre ocorre quando o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado quando as forças internacionais lideradas pelos EUA estavam se retirando após duas décadas de guerra.


Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afegão disse que gostaria de receber ajuda de qualquer organização internacional.


Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter matou pelo menos 950 pessoas no Afeganistão nesta quarta-feira (22), disseram as autoridades do país, acrescentando que mais de 600 ficaram feridos e verificações estão sendo realizadas para ver se o número de vítimas pode aumentar.


O tremor ocorreu a cerca de 44 quilômetros da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, a uma profundidade de 51 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.


O tremor foi sentido por cerca de 119 milhões de pessoas no Paquistão, Afeganistão e Índia, disse o Centro Sismológico Europeu nas redes sociais.


O chefe de gerenciamento de desastres naturais do governo talibã, Mohammad Nassim Haqqani, disse que a maioria das mortes ocorreu na província de Paktika, onde 100 pessoas morreram e 250 ficaram feridas.


Outras 25 pessoas foram mortas em Khost e cinco na província de Nangarhar, disse ele, acrescentando que investigações estão sendo conduzidas para determinar se há mais vítimas.


Não houve relatos imediatos de danos ou vítimas no Paquistão.


O desastre ocorre no momento em que o Afeganistão enfrenta uma grave crise econômica desde que o Talibã assumiu o poder em agosto do ano passado, quando as forças internacionais lideradas pelos EUA se retiraram do país após duas décadas de guerra.


Em resposta à tomada do Talibã, muitos governos impuseram sanções ao setor bancário do Afeganistão e cortaram bilhões de dólares em ajuda financeira.



😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia



Saiba tudo sobre terremotos e tsunamis com o professor Bruno Barros.


636 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page