top of page

TSUNAMI NO BRASIL 2022? O TSUNAMI VAI ATINGIR O NORDESTE?

Será que é possível um tsunami atingir o Nordeste do Brasil? Neste caso, quais cidades e estados da região nordeste poderão ser afetados?

Recentemente diversos canais no Youtube trouxeram vídeos sobre a possibilidade de um forte tsunami atingir o Brasil. Teve gente que até fez previsões sobre essa possibilidade. Será que uma erupção vulcânica poderá causar um tsunami Brasil? Será que é possível um tsunami atingir o Nordeste do Brasil? Neste caso, quais cidades e estados da região nordeste poderão ser afetados? Tem gente falando que um tsunami pode chegar até mesmo em Salvador, na Bahia e em diversas outras cidades do Nordeste. O que é verdade e o que é mentira sobre esse assunto? Quer saber a resposta? Então, leia esta postagem até o final.


Tsunami no Brasil. Tsunami no Nordeste. É um tema bem polêmico, que sempre que é abordado aqui no canal gera muito debate. Muitos acreditam que sim, é possível ocorrer um tsunami por aqui. E outros acham que não. Então, já comenta aqui embaixo, qual é a sua opinião sobre esse assunto.


Curso com certificado, e carga horária de 40 horas. Além de adquirir conhecimento e um super certificado, você ajuda a apoiar esse site! Adquira o seu curso de Geografia online agora mesmo!


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia






Pode ocorrer um tsunami no Nordeste do Brasil? Você que mora no nordeste, você acha possível isso acontecer? Você está preocupado com essa possibilidade? Nesta eu vou tirar todas as suas dúvidas sobre a possibilidade de ocorrência de um tsunami devastador no nordeste do Brasil. Por isso, você precisa ler a postagem até o final.


Pessoal, eu resolvi escrever este post porque eu recebi muitas perguntas lá no direct do meu instagram. Muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de um tsunami atingir o nordeste. Disseram até mesmo que as autoridades locais não se preocupam com elas, e em dar informações relevantes sobre o assunto. Então, vamos conversar sobre essa possibilidade a partir de agora.


Vamos primeiro contextualizar o que está acontecendo, para depois chegarmos às respostas. Por que o assunto tsunami no Nordeste do Brasil chama tanta atenção na internet? Primeiro, que recentemente, alguns criadores de conteúdo no Youtube fizeram uma série de vídeos sobre o tema, após uma pessoas ter feito uma previsão, de que iria ocorrer um tsunami por aqui. Além disso, ainda temos a lembrança do vulcão Cumbre Vieja, que no ano passado esteve ativo, e ele mesmo poderia ter causado um tsunami aqui no Brasil.


Mas, antes de analisarmos a situação do vulcão Cumbre Vieja, precisamos entender o que causa um tsunami.


Tsunamis podem ser definidos como ondas gigantes, que podem variar de 10 m a 30 m de altura em média, geradas em decorrência de uma grande perturbação nas águas dos oceanos.


Sua formação se dá principalmente por meio de intensos abalos sísmicos que podem ocorrer no assoalho oceânico. Os tremores, por sua vez, são originados em áreas onde há instabilidade tectônica, como no limite entre duas ou mais placas. Esses eventos liberam uma grande quantidade de energia, que, por sua vez, provoca o deslocamento de imensos volumes de água.


Assim como terremotos, atividades vulcânicas no fundo dos oceanos ou nas zonas costeiras podem causar tsunamis. No segundo caso, a movimentação se dá pelo derramamento de um volume significativo de materiais resultantes do vulcanismo nas águas. Fatores externos podem ser também responsáveis pelas ondas gigantes, como queda de meteoritos e grandes explosões realizadas em ambiente marinho."


O vulcão Cumbre Vieja, na Espanha, entrou em erupção no ano passado. E antes que isso acontecesse, muito se falou sobre a possibilidade dele mesmo causar um tsunami aqui no Brasil. Localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, o Cumbre Vieja esteve adormecido há décadas, mas acordou com grande fúria, inclusive destruindo casas e fazendo com que milhares de moradores da ilha fugissem da terrível destruição.


Curso com certificado, e carga horária de 40 horas. Além de adquirir conhecimento e um super certificado, você ajuda a apoiar esse site! Adquira o seu curso de Geografia online agora mesmo!


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia






Então, antes da erupção desse vulcão, muito se falou sobre a possibilidade dele gerar um tsunami que atingiria as Américas, possivelmente com maior impacto sobre os litorais do Norte e Nordeste do Brasil. Seria possível este vulcão causar um tsunami no Brasil? Seria possível o tsunami atingir o nordeste do Brasil?


Antes de responder a essa pergunta, eu quero destacar que já houve um tsunami aqui no Brasil. Ele ocorreu em 1755. Ao contrário dos tsunamis mais conhecidos, esse tsunami teria sido causado pelo forte terremoto que sacudiu Lisboa, em Portugal, naquele ano, no outro lado do Oceano Atlântico.


O terremoto de 1755 foi o maior já registrado na Europa, com magnitude de 8,7. Ele destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e do Marrocos, e causou um enorme tsunami que atingiu a Irlanda e o Caribe. As estimativas de vítimas variam pela carência de registros, mas as menores estão entre 20 mil e 30 mil óbitos, enquanto as maiores falam em 100 mil. O terremoto também deu início a uma era moderna nos estudos sismológicos.


A onda gigante que se formou com o terremoto em Lisboa atravessou o Atlântico e causou estragos na costa brasileira.


No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas. Isso é desconhecido da maioria dos brasileiros, porém, há estudos que comprovam tais fatos.


Há relatos de quatro cartas da época falando sobre o maremoto no Brasil. Essas cartas foram escritas pelo arcebispo da Bahia, pelos governadores de Pernambuco e da Paraíba e por um militar e estão no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.


“As águas transcenderam os seus limites e fizeram fugir os habitantes das praias", diz uma carta de 10 de maio de 1756, relatando o episódio acontecido em 1 de novembro do ano anterior em praias da Paraíba.


Outra carta, de 4 de março de 1756, diz: "Em Lucena e Tamandaré, a enchente do terremoto entrou pela terra adentro coisa de uma légua (4 a 5 km) terra adentro e levou algumas casas de palhoça e falta um rapaz e uma mulher."


Há relatos de mares revoltos também no Rio de Janeiro no dia do terremoto de Lisboa.

Um artigo afirma que a explicação mais comum para a ausência de tsunamis no Brasil seria a falta de terremotos de grande magnitude no mar. Mas ele afirma que a falta de registros no passado não é garantia de que o Brasil não possa vir a ter um tsunami, apesar de uma possibilidade remota de esse fenômeno ser intenso.


"O desconhecimento de abalos significativos no passado e o não registro de sismos fortes na atualidade não asseguram situação similar para o futuro."


Assim, chegamos ao que ocorreu em 2021, um estudo sugere que durante uma super erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha Las Palmas, nas ilhas Canárias, junto à costa ocidental da África, um de seus flancos colapsaria em direção ao mar, provocando um imenso tsunami, principalmente contra a costa das Américas. Dependendo do volume das rochas envolvidas no deslizamento, algo entre 150 km³ e 500 km³, enormes ondas com amplitudes de 15 a 20 m chegariam à costa dos Estados Unidos e também ao litoral norte do Brasil."


E qual é a conclusão do assunto? Pode ocorrer um tsunami no Nordeste do Brasil? A resposta infelizmente é sim. Pois, já temos registros em nossa história como vimos nesse vídeo. Porém, a possibilidade de um novo em nossos dias foi descartada por diversos geológos, principalmente, considerando o vulcão Cumbre Vieja. Caso ocorra um novo tsunami por aqui, não será esse vulcão o responsável, será possivelmente um forte terremoto na Europa.

Curso com certificado, e carga horária de 40 horas. Além de adquirir conhecimento e um super certificado, você ajuda a apoiar esse site! Adquira o seu curso de Geografia online agora mesmo!


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia




Assim, as autoridades brasileiras precisam olhar com carinho para a população das regiões litorâneas, regiões de praias, especialmente do nordeste. A fim de criar um sistema de monitoramento e alerta com o objetivo de evitar uma tragédia futura.


Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitariamos uma terrível tragédia. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas.


E agora eu quero saber a sua opinião: Você acha possível mesmo ocorrer um tsunami aqui no Brasil? Você acha que devemos nos preocupar com esse vulcão lá nas ilhas Canárias? Deixe o seu comentário, e veja o que os outros estão comentando também! A sua opinião é sempre muito importante!


E se você quer se aprofundar nesse tema, geologia, acesse o meu curso online, lá nós temos um módulo exclusivo que explica tudo sobre as forças geológicas do nosso planeta, o link você encontra no comentário fixado aqui embaixo.


E agora chegou a hora de você compartilhar esse post com todo mundo que você conhece! Então, pega o link desta postagem e posta em todos os grupos de whatsapp que você participa, posta no grupo da família, no grupo do trabalho, vamos ajudar o maior número de pessoas a ter acesso ao nosso conteúdo educativo.


Muito obrigado pela visita! Explore o nosso blog e se aprofunde em outros temas abordados aqui!


Assista abaixo a uma explicação completa sobre a possibilidade de ocorrência de tsunami no Brasil, pelo professor Bruno Barros.

Curso com certificado, e carga horária de 40 horas. Além de adquirir conhecimento e um super certificado, você ajuda a apoiar esse site! Adquira o seu curso de Geografia online agora mesmo!


😎 Nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia





1.801 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page