O Monte Aso explodiu e jogou cinzas a uma altura de 3,5 quilômetros. Não há notícia de pessoas atingidas.
É isso mesmo, mais um vulcão em atividade em 2021. O Monte Aso, um vulcão na principal ilha do sul do Japão, Kyushu, entrou em erupção nesta quarta-feira (20), lançando cinzas vulcânicas a 3.500 metros de altura.
A erupção ocorreu por volta das 11h43, horário de Tóquio.
Não há confirmações sobre vítimas ou grandes danos no popular destino turístico. Porém, a agência climatológica japonesa aumentou o nível de alerta do vulcão para o nível 3 em uma escala de 5, dizendo às pessoas para não se aproximarem da montanha.
O país também alerta sobre grandes blocos vulcânicos e fluxos piroclásticos se espalhando dentro de uma faixa de aproximadamente 1 km da cratera Nakadake da montanha.
As quedas de cinzas de um dos picos da montanha de 1.592 metros na província de Kumamoto chegarão em cidades próximas até o final da tarde de quarta-feira.
Houve uma pequena erupção no Monte Aso em 2019, e 63 pessoas morreram no Monte Ontake em setembro de 2014. Foi o pior desastre vulcânico no Japão em quase 90 anos.
Deve haver “chuva” de cinzas na região até o fim da tarde.
O Monte Aso é uma atração turística na ilha de Kyushu. Porém, neste momento a um alerta para erupção vulcânica na região.
Vamos continuar acompanhando esse vulcão no Japão.
Vale lembrar que 2021 está sendo o ano dos vulcões. Podemos citar o vulcão de La Palma, Cumbre Vieja que não pára! O vulcão já está em erupção desde 19 de setembro, continua assustando a comunidade internacional. Com uma vazão intensa de material magmático, especialistas comparam o fenômeno com “Tsunami de lava”! Assustador não é mesmo? O fluxo avança em uma velocidade impressionante e destruidora.
O vulcão Cumbre Vieja segue em intensa atividade há mais de um mês, despejando rios de lava que deixam um rastro de destruição por onde passa até tocar o mar.
A lava já destruiu 2 mil construções da ilha. Cerca de 7.000 pessoas precisaram abandonar suas casas, 300 delas apenas na última quinta-feira.
Um terremoto de magnitude 4,5 atingiu a ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias na última quinta-feira também.
O tremor foi o mais forte registrado desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Ontem, foi registrado um terremoto em três continentes, Europa, África e Ásia. Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu Grécia, Egito, Israel, Palestina, Turquia e Chipre na madrugada de ontem.
Foram 30 segundos de tremores, segundo testemunhas, e não há relatos de danos graves ou vítimas até o momento.
Realmente, um ano de muita atividade sísmica em todo o planeta.
Agora eu quero saber a sua opinião sobre esse assunto. Você está com medo de tantas atividades sismicas ocorrendo nesse momento em todo o mundo? Ou você acha normal isso tá acontecendo? Comenta aqui embaixo, o que você acha sobre tantas atividades geológicas ocorrendo nesse momento no mundo. A sua opinião é sempre muito importante!
Assista ao vídeo do professor Bruno Barros, explicando tudo sobre o vulcão Japonês que entrou em erupção hoje.
Comments